Viver

Teatro vai às empresas. Rosários 4 é o primeiro mecenas

5 abr 2023 14:00

Está aberto o período de candidaturas para a primeira bolsa de criação a atribuir pelo projecto Manufatura, que procura ligar a indústria com a cultura

teatro-vai-as-empresas-rosarios-4-e-o-primeiro-mecenas
Fábrica de fios em Mira de Aire vai acolher o arranque do Manufatura
DR

O Manufatura é um programa de residências artísticas performativas na área do teatro e do cruzamento disciplinar que resulta de uma parceria entre a companhia de teatro Leirena (de Leiria) e a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.

É desenvolvido ao abrigo da lei do mecenato, que favorece as entidades contribuidoras com majorações sobre as verbas disponibilizadas.

O objectivo é que cada empresa se torne mecenas cultural e que a empresa se transforme num lugar de pesquisa artística e apresentação, inspirando artistas no desenvolvimento de criações originais.

Localizada no concelho de Porto de Mós, a Rosários 4, que fabrica fios para tricot, crochet e Arraiolos, é o primeiro mecenas e vai acolher o primeiro projecto no contexto do Manufatura.

O período de candidaturas decorre até 30 de Abril, para as áreas de teatro, cruzamento disciplinar e performance. Podem concorrer artistas nacionais ou estrangeiros, individuais ou colectivos.

A bolsa de criação a atribuir contempla uma residência em Mira de Aire com a duração de sete semanas nos meses de Junho e Julho de 2023.

Os beneficiários ganham acesso a alojamento gratuito, subsídio de alimentação, apoio técnico e de imagem e espaço de criação e apresentação, além da bolsa de criação.

“A base de cada criação poderá ser a história da empresa, a matéria-prima, a relação empresa e funcionários, o ambiente, a comunidade local, etc. A criação e a estreia dos espectáculos são nas sedes das empresas mecenas, convidando os colaboradores, familiares, vizinhos e toda a comunidade local a assistir a um espectáculo original. Que cada empresa mecenas transforme o seu espaço num lugar de pesquisa artística e apresentação”, refere o Leirena numa nota de divulgação do Manufatura.