Economia

Tecnologia emergente Digital Twins debatida amanhã em conferência online

1 set 2021 15:26

Evento de cariz internacional promovido pelo CDRSP decorre amanhã, entre as 10 e as 16:30 horas, em formato online

tecnologia-emergente-digital-twins-debatida-amanha-em-conferencia-online
.
DR

Tecnologia Emergente – Digital Twins é o mote da conferência online promovida pelo Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, amanhã, dia 2 de Setembro, entre as 10h00 e as 16h30, no âmbito do International Manufacturing Forum Series (IMFS).

“Os Gémeos Digitais são uma das áreas de crescimento mais rápido na 4.ª Revolução Industrial, que completará a digitalização da indústria da manufactura”, explica o Politécnico em nota à imprensa.

“Este conceito surgiu com a NASA na década de 1960 e o termo foi introduzido no início do século XXI. Um gémeo digital é um modelo virtual ou, mais precisamente, um ambiente virtual projectado para reflectir com precisão um objecto físico”.

“Os sensores fornecem um fluxo de informações do objecto físico para o Digital Twin e o objecto físico pode beneficiar das informações geradas no ambiente virtual. Este ambiente pode ser usado para optimizar o desempenho do objecto e ajudar a reduzir a sua pegada de carbono”, lê-se naquela nota.

O convidado para apresentar a palestra de abertura é Dirk Hartmann, “um cientista sénior da Siemens, na Alemanha, e um dos líderes mundiais neste campo em rápido desenvolvimento”.

A sessão da manhã é dedicada a Gémeos Digitais para Ciências da Vida, e a da tarde é centrada em Gémeos Digitais na Indústria, com Will Schilders, da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, como orador principal convidado.

As palestras variam entre temas como Modelagem Humana Realística para Aplicações Biomédicas e Dados Multi-Escala para gerar Gémeos Digitais de Impressão 3D e moldagem por injecção de plásticos.

O IMFS é um ciclo internacional de conferências virtuais de acesso gratuito promovido pelo CDRSP, que na primeira quinta-feira de cada mês dinamiza uma conferência dedicada a um tópico específico no âmbito da fabricação, com especial destaque para a temática da indústria 4.0 e fabricação digital.