Sociedade

Tecto falso cai na urgência do hospital de Leiria devido à chuva

16 jun 2021 13:09

Doentes das áreas amarela e verde retirados rapidamente

tecto-falso-cai-na-urgencia-do-hospital-de-leiria-devido-a-chuva
Chuva forte provocou danos no tecto falso da urgência do hospital de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

A chuva forte que caiu ao final da noite de terça-feira aliada ao entupimento de uma caleira provocou o "pandemónio" na Urgência Geral do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, segundo relatou à filha uma doente que se encontrava numa das zonas afectadas pela queda de uma placa do tecto falso.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, a filha refere que a mãe foi transferida para o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, e que lhe disse que "houve momentos de pânico".

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) garante que a “situação está já normalizada em todas as áreas afectadas”. A área verde terá ficado funcional pouco tempo depois.

Numa nota de imprensa, o CHL confirma a existência de uma infiltração de águas no Serviço de Urgência Geral, “devido às condições meteorológicas da noite passada, com uma queda intensa de chuva na cidade de Leiria”.

O Conselho de Administração adiantou ainda que a “infiltração apenas provocou danos nos tectos falsos, especificamente nas áreas ‘amarela’ e ‘verde’ do serviço”, não se registando “quaisquer danos pessoais”.

“Apenas houve danos em algumas placas do tecto falso, que são em pladur, sofrendo danos por acção da água acumulada devido à infiltração. A estrutura do tecto está intacta e já foi reposta”, acrescenta a nota.

O hospital informou ainda que, de acordo com a equipa técnica que vistoriou o sistema de drenagem de águas pluviais, “a infiltração terá sido causada pelo entupimento de uma caleira, devido à presença de um saco de plástico, que arrastado pelo vento ali se alojou”.

O incidente provocou “alguns transtornos no funcionamento do serviço e originou a mobilização de doentes para outras áreas, de forma a realizar trabalhos de reparação e limpeza”, admite ainda o hospital.

O Conselho de Administração do CHL está a avaliar com os serviços técnicos “se se justificam mais medidas para prevenir ocorrências futuras”.