Desporto

"Temos uma exigência ao nível dos recursos humanos bastante acima dos mínimos"

16 mai 2022 09:00

Renato Cruz, presidente da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (ADCCMI), faz um balanço dos sete anos do projecto que aposta na formação de futebol em Leiria

temos-uma-exigencia-ao-nivel-dos-recursos-humanos-bastante-acima-dos-minimos
Renato Cruz, de 43 anos, é comercial, deputado municipal e representante da Assembleia no Concelho Municipal de Desporto. Natural da Benedita, Alcobaça, vive há vários anos em Leiria e é pai do Tomás, um dos jovens atletas que motivou a criação da Academia Desportiva da qual é fundador e presidente.
Ricardo Graça
Patrícia Carreira Gonçalves

A poucos meses de assinalar o 7.º aniversário, a Academia Desportiva CCMI já festeja várias conquistas. Qual é o segredo?

O segredo é o trabalho feito nestes sete anos e é a maneira como o fazemos. Começámos com os escalões mais baixos e chegámos ao futebol 11 há cinco épocas. No concelho há muitos clubes com futebol, sabíamos que ia ser difícil mas a nossa política sempre foi não recrutar, formar. Os resultados já podiam ter acontecido há mais tempo mas o campeonato foi interrompido por causa da pandemia. Este foi o primeiro ano na honra e fomos campeões distritais com uma equipa financiada com a qual estamos a fazer algumas experiências, tem uma equipa técnica abrangente, coaching desportivo e até análise de desempenho através de equipamentos com GPS. Isso tudo é somado ao esforço dos jogadores.

O que faltava na região para ter nascido a ADCCMI?

Faltava um clube de Leiria, alguém a trabalhar dentro de Leiria. A Academia nasceu dentro do colégio mas o nosso trabalho não se esgota aqui e neste momento mais de metade dos atletas já não são alunos do colégio.

E porquê o futebol?

Porque era o que os nossos filhos queriam (risos). O CCMI tem uma tradição grande de andebol feminino, mas já há clubes a trabalhar muito bem essa modalidade dentro da zona urbana. No futebol encontrámos uma lacuna.

Ponderam outras modalidades?

Sim, temos o projecto a três anos de ter pelo menos duas modalidades de pavilhão. O andebol está muito desenvolvido em Leiria, o futsal tem vindo a fazer um trajecto em crescendo mas há outras modalidades como o vólei que podem surgir.

A direcção é composta por pais dos atletas. Já tinham experiência desportiva?

Somos todos da área da gestão e do marketing. Não pensámos isto como um clube de futebol, mas como gestão para ter uma academia de formação. Queríamos estar dentro de Leiria, conseguimos a parceria porque era impensável sem o apoio do colégio e quisemos os treinadores mais qualificados. Fomos dos primeiros clubes do distrito a ter certificação da federação e o nosso foco sempre foi melhorar: começámos como centro básico, no ano a seguir fomos escola e chegámos a entidade formadora.

Isso é importante?

Vivemos numa sociedade cada vez mais informada, os pais já pensam de uma forma mais racional e menos emocional e procura

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ