Viver

Ti Irene estreia-se no teatro aos 98 anos numa peça do Apollo

11 nov 2022 18:00

Grupo de Peras Ruivas, em Ourém, vai estrear nova peça em mais uma edição do CenOurém e conta com participação especial.

ti-irene-estreia-se-no-teatro-aos-98-anos-numa-peca-do-apollo
Residente em Peras Ruivas, aldeia onde o grupo de teatro Apollo tem a sua sede, Irene Oliveira dá voz a uma personagem da peça Noventa e dois por cento
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Nunca pisou um palco, nem teve nenhuma ligação às artes. Nunca… até aos 98 anos. Irene Oliveira – a Ti Irene como é carinhosamente tratada na aldeia de Peras Ruivas, em Ourém – prepara-se para fazer a sua estreia no teatro, com uma pequena participação na peça Noventa e dois por cento, que o Grupo de Teatro Apollo estreia, este sábado, dia 12, no palco do Teatro Municipal de Ourém (TMO). Ti Irene dará voz à avó da peça, corporizada numa marioneta criada pela ManipulArtes e que ficará em cena durante todo o espectáculo.

Dora Conde, encenadora e actriz, explica que as frases da personagem foram previamente gravadas por Irene Oliveira e ouvir-se-ão durante a peça, no momento das falas da personagem. “Está bom”, atesta a idosa, ao ouvir a gravação com as deixas que serão usadas na peça. Repete, depois, a leitura das frases, que já soube de cor. “Parecia uma criança a estudar para um teste. Lia e relia, para que saísse bem. À terceira gravação ficou feito”, contam as filhas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ