Viver

Tiago Baptista, João Gabriel e Nuno Sousa Vieira integram Colecção de Arte Contemporânea do Estado

28 jul 2020 21:23

Anúncio foi feito ontem, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa

tiago-baptista-e-nuno-sousa-vieira-integram-coleccao-de-arte-contemporanea-do-estado
Tiago Baptista
Ricardo Graça/Arquivo

Tiago Baptista, João Gabriel e Nuno Sousa Vieira, artistas plásticos naturais de Leiria - Tiago é também o cartoonista do JORNAL DE LEIRIA -, são três dos 57 artistas portugueses a quem a Comissão de Aquisições de Obras de Arte para a Colecção de Arte Contemporânea do Estado adquiriu peças este ano.

O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, numa cerimónia que decorreu ontem, nos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

João Gabriel. Foto: DR

 

A ministra da Cultura anunciou um reforço do orçamento para aquisições de obras de arte para a Colecção de Arte Contemporânea do Estado de mais 300 mil euros, comparativamente ao ano passado, atingindo os 500 mil euros. Em 2021, a governante pretende que o valor seja de 650 mil euros.

As peças dos três criadores juntar-se-ão num acervo que contará com 86 obras, que serão objecto de uma exposição no primeiro semestre do próximo ano para coincidir com a presidência portuguesa da Comissão Europeia.

 

Nuno Sousa Vieira. Foto: Ricardo Graça

Biografias

Tiago Baptista nasceu em Leiria em 1986. Estudou Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Vencedor do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores em 2009. Das suas exposições destacam-se em 2012 Prédios, árvores e uma luz bonita, Sede do coletivo a9)))), Leiria e Tem calma, o teu país está a desaparecer, Galeria Zé dos Bois, Lisboa; em 2011 Guimarães Arte Contemporânea 2011, Palácio Vila Flor e Laboratório das Artes, Guimarães; em 2010 A culpa não é minha - Obras da Coleção António Cachola, Museu Coleção Berardo, Lisboa; em 2008 Dysfunctional (the titles of exhibitions still sound better in English), Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha e Anteciparte ’08, Museu da Cidade, Lisboa. Expôs no Banco das Artes Galeria, em Leiria, a exposição Obscurover, é cartoonista no JORNAL DE LEIRIA e foi finalista dos Prémios EDP Novos Artistas 2013.

Nuno Sousa Vieira nasceu em Leiria, em 1971. Actualmente, vive e trabalha entre Lisboa e Leiria. Frequentou o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, escola onde agora é Doutorando. Das mais recentes exposições individuais contam-se: “Double / Double”,  SE8 Gallery, Londres, no Reino Unido;
“Instruções para pensarmos juntos”, Consulado de Portugal em São Paulo, São Paulo, Brasil; “1:1 – 21 Artistas Contemporáneos Portugueses / Una reflexión sobre la escala en la arquitectura y la obra de arte”, Tabacalera. La Principal, Madrid, Espanha; “Nasci num dia curto de inverno”, Fundação Portuguesas das Comunicações, Lisboa, Portugal; “As medidas do seu espaço e os acontecimentos do meu passado”, Q22 – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal; “Sin piedras no hay arco”, Galeria Espacio Olvera, Sevilha, Espanha; “Utopia”, Consulado de Portugal em Sevilha, Espanha; “From darkness to light”, Galeria Graça Bradão, Lisboa;
“The volume of the visible”, Gallerie Emmanuel Hervè, Paris; O seu trabalho está representado em diversas colecções: PINTA – Latin America, CAV (Centro de Artes Visuais), Colecção Teixeira de Freitas, Colecção PLMJ, Colecção António Cachola, Câmara Municipal de Leiria, Colecção Paulo Pimenta, Colecção José Lima, Colecção António Albertino.

João Gabriel, pintor, 27 anos, é natural de Leiria, mas estabeleceu o seu atelier no Centro de Artes das Caldas da Rainha, cidade onde se formou na ESAD.CR. Foi um dos artistas finalistas do Prémio EDP de 2018. No currículo, conta com exposições em Lisboa, no México e em Bruxelas. É representado pela Galeria Lehmans+Silva (Lisboa). O seu trabalho faz parte do acervo das colecções
António Cachola, MAAT, Colecção Municipal do Porto, Marin Gaspar, e Figueiredo Ribeiro.