Viver

Tiago Francisco: “Temos de mostrar lá fora que também sabemos fazer filmes e séries”

26 ago 2021 15:15

Curta-metragem "Before It All Happened" venceu nas London Shorts e foi nomeada para outros festivais internacionais

tiago-francisco-temos-de-mostrar-la-fora-que-tambem-sabemos-fazer-filmes-e-series
Tiago Francisco viveu grande parte da sua infância na Maceira, em Leiria
RAWR Productions
Adriana Zeferino com JSD

 O Before it All Happened, estreado a 1 de Julho, ganhou Best Original Story nas London Shorts, na categoria High School. Também foi seleccionado no LA Shorts International Film Fest e no Paris Film Festival. Qual é a sensação de ver o seu trabalho reconhecido a nível internacional?
Quando comecei o processo da curta-metragem, sempre soube que iria dar em alguma coisa, mas nunca pensei numa tamanha dimensão. Ser seleccionado para o LA Shorts era impensável... aliás, somos a primeira curta-metragem da universidade que ganhou tantos prémios lá fora! É inacreditável. A curta-metragem conta a história de Nathan, um noivo enviado para o futuro no dia do seu casamento e que não tem a certeza se gosta do que vê.

Como surgiu a ideia e porquê um drama romântico?
O professor deu-nos um mês para pensar em várias histórias para o projecto final. A ideia inicial era a de um casal, onde a mulher tinha cancro e não tinha dinheiro para pagar os tratamentos. O marido trabalharia para a conseguir ajudar, mas, afinal, também tinha cancro. Entretanto, desenvolveram-me mais histórias e, com as dicas do professor, surgiu a narrativa que deu origem ao Before It All Happened.

Além de si, que outras pessoas estiveram envolvidas na produção da curta?
O grupo era formado por quatro pessoas. Duas pessoas de “Film Production” e duas de “Mass Comunication”. Tínhamos o módulo do projecto final em comum e decidimos fazer juntos. Eu era o único europeu, porque o Elton é de Singapura e a Nicole e o Leonard, da Malásia. A Nicole foi a guionista da história e,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ