Viver

Tipo Passe. Exposição na livraria Arquivo reúne 538 fotografias com rostos de Leiria

7 abr 2023 09:00

Inauguração amanhã, sábado, 8 de Abril, na livraria Arquivo, em Leiria

tipo-passe-exposicao-na-livraria-arquivo-reune-538-fotografias-com-rostos-de-leiria
Felismina Esteves Soares (que faleceu em 2022) foi uma das figuras do centro histórico de Leiria fixadas pelo projecto Tipo Passe na edição inaugural, que decorreu em 22 de Maio de 2021
Café Central

No feriado municipal de 22 de Maio de 2021, oito estúdios de rua distribuídos pelo centro histórico de Leiria permitiram ao colectivo Café Central assinalar o dia da cidade e oferecer retratos digitais a preto e branco.

O projecto Tipo Passe surgiu também como tributo a José Fabião e alguns familiares do fotógrafo falecido em 2017 são os protagonistas de uma das imagens realizadas naquela data: os netos Nuno, Sara e Teresa e as bisnetas Alice e Leonor.

Durante o evento, ficou novamente evidente o apreço dos leirienses por José Fabião – alguns dos participantes até já tinham sido fotografados por ele.

“Sempre que dizemos o sobrenome alguém tem uma história para contar do meu avô”, comenta Sara Fabião. “Era um excelente retratista”.

Para a fotógrafa Rita Carmo, natural de Leiria, fotógrafa do Blitz há mais de 30 anos e recentemente premiada no Talkfest 2023 com o Women in Music Industry Award, o retrato é também uma arte querida, que implica método e uma regra: “Conversar com a pessoa antes”.

A participação no Tipo Passe entre confinamentos, em plena pandemia, deu a Rita Carmo a oportunidade de se ocupar com trabalho num período de paralisação quase total do sector da cultura e do entretenimento. “Eu fotografo espectáculos e deixei de ter espectáculos durante vários meses”, recorda. No regresso a Leiria, de onde saiu com 18 anos de idade, voltou a confirmar a ideia de uma cidade “que tem uma boa vibração”, “cheia de potencial”. E pôde rever “ex-colegas de liceu” e “ex-vizinhos dos Capuchos”, durante uma iniciativa que acredita que “fez toda a gente feliz”, também pelas circunstâncias em que aconteceu.

Até 30 de Abril

Agora, as 538 imagens captadas na primeira edição do projecto Tipo Passe vão estar expostas na livraria Arquivo, com início a 8 de Abril e até ao final do mês. A inauguração é no sábado, às 18 horas.

A partir do segundo dia de exposição, os visitantes vão poder levar consigo, impressa em formato 10 x 15, a fotografia em que são protagonistas. A convite do Café Central, contribuíram para o primeiro Tipo Passe os fotógrafos Nuno André Ferreira (agência Lusa e Grupo Cofina, premiado em 2021 no World Press Photo e vencedor do Prémio Rei de Espanha 2018), Rita Carmo (Blitz, vencedora do Women in Music Industry Award 2023), Joaquim Dâmaso (Região de Leiria, várias vezes distinguido no prémio Society For News Design), Ricardo Graça (JORNAL DE LEIRIA), Carla de Sousa (representada em diversas exposições individuais e colectivas desde 2012), Maria Kowalski (investigadora no projecto Photo Impulse - ICNOVA e docente do Politécnico de Leiria), Paulo Cunha (agência Lusa) e Né Themudo (fotógrafo free-lancer e formador).

José Fabião (Foto de Ricardo Graça)

A exposição na Arquivo antecede as obras de ampliação a que a livraria vai ser sujeita ainda durante o primeiro semestre e recupera o espírito vivido a 22 de Maio de 2021.

“Os retratos são um caminho para atravessar o tempo. São origem, momento e posteridade. São as mudanças impressas pela luz que fazem o mapa de regresso à nossa vida”, lê-se na nota divulgada pelo Café Central. “Acreditamos que são as pessoas que fazem a cidade, e, ao retratar os rostos que a habitam, criou-se uma fotografia de Leiria, um documento que perdurará como retrato do que somos (e fomos) como comunidade. Hoje que tudo é rápido e descartável, hoje que milhões de fotos são feitas e esquecidas sem cuidado, talvez seja importante voltar à solenidade da pose para a eternidade. Mesmo que a eternidade seja só até ao fim de um scroll!”