Viver

TJLS recebe espectáculo final do projecto Ópera na Prisão – Mozart On

18 jul 2025 15:00

Conclusão do trabalho desenvolvido ao longo de três anos no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens

tjls-recebe-espectaculo-final-do-projecto-opera-na-prisao-mozart-on
Apresentação em Maio no Pavilhão Mozart
SAMP

O ponto final no projecto Ópera na Prisão - Mozart On, da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, que ao longo de três anos decorreu no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, é colocado sábado, 19 de Julho, no Teatro José Lúcio da Silva, com o espectáculo Cá Dentro, que tem início às 16 horas.

“Pela primeira vez, os jovens vão estar numa régie (espaço para controlo técnico de um evento) a sério, numa grande sala de espetáculos, junto dos técnicos do Teatro José Lúcio da Silva”, sublinha David Ramy, coordenador do Mozart On, citado pela SAMP. “É uma experiência forte para todos eles, fora dos muros da prisão”.

Nos últimos três anos, o projecto teve como objectivo, precisamente, “capacitar os jovens reclusos para que estes, de forma autónoma, consigam gerir o Pavilhão Mozart”, centro de artes performativas localizado no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens que ocasionalmente tem recebido público de fora da cadeia. Foi o caso, no último mês de Maio, durante a estreia da micro-ópera Até as Pedras Precisam de Raízes, que elevou 18 reclusos ao estatuto de protagonistas, não só do texto e no palco, a cantar e a representar ao lado de profissionais que incluem a soprano Carolina Morán e o barítono Nuno Mendes, como, ainda, na parte técnica, a cuidar do som, da luz e da imagem. Um trabalho de co-criação com libreto de Paulo Kellerman, música de João Santos e Tiago Santos e imagens de Joaquim Dâmaso.

O espectáculo do próximo fim-de-semana no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, tem entrada livre, mediante reserva de bilhete. Ao longo de hora e meia, 15 reclusos vão apresentar ao público pequenos excertos dos espectáculos que realizaram nestes três anos no Pavilhão Mozart. Haverá dança, ioga, rap, ópera e música ligeira.

No mesmo dia, será lançado o book do projecto.

Integrado na segunda edição da iniciativa Partis & Art For Change, o Ópera na Prisão – Mozart On é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” e conta com a parceria do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens e apoios da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. Visa provocar impactos que os reclusos na reinserção social através de formações com competências práticas válidas extra-muros.