Economia

Transformar pneus velhos em garrafeira vale prémio para Leiria

3 nov 2015 00:00

Valorpneu distingue projecto de investigador do Instituto Politécnico de Leiria com a participação da Plastimago

Pelo segundo ano consecutivo, um projecto com a participação da Plastimago e do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) vence os Prémios Valorpneu, que têm como objectivo distinguir soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus usados. O júri escolheu uma garrafeira modular em compósito de pneu reciclado, ideia de Cyril dos Santos, aluno de doutoramento no IPLeiria, desenvolvida sob orientação de Gonçalo Mateus (administrador da Plastimago) e Artur Mateus (docente do IPLeiria e investigador do CDRsp – Centro para o Desenvolvimento Rápido de Produto).

O projecto vencedor encontra-se em desenvolvimento desde há dois anos e está perto da fase de industrialização e comercialização. Faz parte do portefólio de produtos reciclados que a Plastimago pretende apresentar ao mercado. A garrafeira idealizada por Cyril dos Santos, que aproveita resíduos de matriz termoplástica, tem já clientes interessados.

Nos Prémios Valorpneu INOV’15 foram apresentados a concurso sete projectos, de Portugal e Brasil.

Na edição de 2014 já tinha sido premiado outro projecto com origem na parceria entre a Plastimago e o IPLeiria: o pino urbano modular, da autoria de Paulo Campos.