Sociedade

Trânsito em Leiria vai sofrer alterações nas próximas três semanas. Confira o que mudará

23 mar 2024 17:10

Pavimentações na cidade obrigarão a vários condicionalismos à circulação automóvel já a partir desta segunda-feira e até 12 de Abril

transito-em-leiria-vai-sofrer-alteracoes-nas-proximas-tres-semanas-confira-o-que-mudara
Ruas do Município e dos Mártires serão duas das artérias que terão obras
DR

Os trabalhos de pavimentação nas ruas dos Mártires, do Município e D. José Alves Correia da Silva, em Leiria, vão obrigar a cortes e os condicionalismos na circulação do trânsito, já a partir de segunda-feira, dia 25, e até 12 de Abril .

As intervenções serão feitas faseadamente e ocorrerão, "maioritariamente" durante as férias escolares da Páscoa, afectando o acesso à zona dos Paços do Concelho, do Tribunal e da Segurança Social e ao Bairro dos Capuchos.

O município explica, em comunicado, que a intervenção em cada uma das ruas demorará uma semana e os constrangimentos (corte ou condicionalismo) "dependerão do tipo de trabalhos em curso, ou seja, quer se trate de fresagem ou de pavimentação".

Naquela nota, a câmara garante ainda que "sempre será garantida uma alternativa para quem pretende acessar esta zona, sejam moradores, trabalhadores, cargas e descargas".

As obras terão início na Rua dos Mártires (entre os cruzamentos da câmara e a Avenida Papa Francisco), incluindo o Largo da República. Segue-se a intervenção na Rua do Município, passada depois para a Rua D. José Alves Correia da Silva, no troço entre as rotundas da Avenida Marquês de Pombal e da Cruz d'Areia).

Com estas obras, pretende-se "melhorar as condições do piso, reforçar as marcas rodoviárias e a sinalização vertical e ainda implementar medidas de calmaria de trânsito", explica a autarquia, que apela à adopção de percursos alternativos. 

O calendário previsto é o seguinte:

1.ª Fase - Rua dos Mártires (troço entre rua dos Mártires e os cruzamentos do largo da República), de 25 a 28 de Março

No dia 25, quem sobe a rua Machado Santos está impedido de virar à direita, para a rua dos Mártires e Bairro dos Capuchos. Para aceder a essas zonas, terá de usar a rua João Soares, a A19 e a variante dos Capuchos

Nos dias 26 e 27, a rua Machado Santos e parte da João Soares (até à rotunda junto às escolas) e do troço em frente à câmara estarão fechadas ao trânsito. Uma alternativa é usar a avenida Marquês de Pombal e a A19.

No dia 28, o trânsito estará condicionado no largo da República.

2ª Fase - Rua do Município, de 1 a 5 de Abril

Entre os dias 1 e 4 de Abril, o troço da rua do Município entre o largo da República (semáforos em frente à câmara) e a rotunda da Avenida Marquês de Pombal estarão encerrados ao trânsito, para trabalhos de fresagem e pavimentação.

No dia 5 de Abril, os trabalhos obrigarão ao fecho ao trânsito do troço entre a rotunda da Avenida Marquês de Pombal e a rua Norton Matos).

3.ª Fase: Rua D. José Alves Correia da Silva (entre a rua Norton Matos e rotunda da Cruz da Areia), de 9 a 12 de Abril

Nos dias 8 e 9 de Abril, será cortado ao trânsito o troço entre as ruas Norton de Matos e Francisco Pereira da Silva (que dá acesso ao Seminário). A circulação será feita por esta última rua e pela avenida Marquês de Pombal.

No dia 10 de Abril, fecha à circulação o troço entre a rua Francisco Pereira da Silva e a rotunda da Cruz d'Areia.

Nos dias 11 e 12 de Abril, o troço intervencionado (entre a rua Norton Matos e a rotunda da Cruz da Areia) terá circulação alternada.

Os condicionalismos vigorarão, em todas as fases da obra, das 9 às 18 horas. Os percursos alternativos podem ser consultados aqui