Desporto

Treinador leiriense sagra-se campeão na Indonésia

1 abr 2023 09:26

Paulo Duarte, de 33 anos, é treinador-adjunto do PSM Makassar, da primeira divisão de futebol da Indonésia. Faz dupla com Bernardo Tavares e conquistou ontem o título pelo clube que, no início da época, era candidato à descida de divisão.

Esta é a primeira época de Paulo Duarte na Indonésia
Esta é a primeira época de Paulo Duarte na Indonésia
DR
Equipa sagrou-se ontem campeã da Indonésia
Equipa sagrou-se ontem campeã da Indonésia

Paulo Duarte é campeão da Indonésia pelo PSM Makassar. O leiriense, de 33 anos, é treinador-adjunto de Bernardo Tavares e conquistou ontem o título de campeão da primeira divisão de futebol, naquela que foi a primeira época da dupla portuguesa na Indonésia e a primeira época de Paulo Duarte no futebol profissional.

Depois de na época passada ter estado prestes a descer de divisão, o PSM Makassar era esta época o principal candidato à descida de divisão. Mas nem isso impediu o leiriense Paulo Duarte e Bernardo Tavares de, em Maio de 2022, assumirem o comando técnico da equipa.

"No início todos nos consideravam candidatos à descida de divisão porque os jogadores que conseguíamos contratar eram da segunda liga da Indonésia e jovens da nossa academia. Agora faltam ainda dois jogos para o final do campeonato e conseguimos ser campeões contra todas as probabilidades", refere o treinador leiriense ao JORNAL DE LEIRIA.

Paulo Duarte afirma estar "muito contente" e reconhece que "tem sido uma época com muito trabalho, numa equipa com muitos jogadores jovens e muito desafiante".

O leiriense admite ainda que "foi uma época muito longa", sobretudo devido à tragédia ocorrida num estádio de futebol na Indonésia a 1 de Outubro de 2022, na partida que opôs os clubes Arema FC e Persebaya Surabe, e que provocou a morte de 135 pessoas, incluindo mais de 40 crianças.

Apesar de tudo, Paulo Duarte refere que "poder terminar a época desta forma é fantástico". "Sendo a minha primeira época no futebol profissional, não poderia ter corrido melhor".

A primeira equipa treinada pelo leiriense foi o GDC A-dos-Francos, de Caldas da Rainha, na época 2010/2011. Passou depois pelo ARC Albergaria, AC London Football Club (Inglaterra), Crystal Palace (Inglaterra), Vitória Futebol Clube, CD Cova da Piedade, Al-Wheda Club (Arábia Saudita) e CD Fátima, até chegar ao PSM Makassar na época 2022/2023.