Viver

Três filmes de António Campos sobre a Praia da Vieira em sessão especial

30 nov 2022 09:29

O filme Gente da Praia da Vieira, gravado durante o verão quente de 1975, é uma das obras de António Campos que vão ser exibidas

tres-filmes-de-antonio-campos-sobre-a-praia-da-vieira-em-sessao-especial
António Campos nasceu em Leiria em 1922
Arquivo RTP

Três obras do cineasta António Campos que retratam a Praia da Vieira dos anos 70 são exibidas no sábado, 3 de Dezembro, em Vieira de Leiria.

A sessão no Cine-Teatro Actor Álvaro tem início às 20:30 horas e prevê a projecção de O Tesoiro (1958), A Festa (1975) e Gente da Praia da Vieira (1975).

“Os seus filmes continuam a ser, ainda hoje, um grande marco na construção da identidade desta comunidade, como o poderá comprovar, por exemplo, o filme Gente da Praia da Vieira, gravado em pleno verão quente de 1975”, lê-se numa nota divulgada pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

A iniciativa, no âmbito do projecto FILMar, resulta da cooperação entre a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Antes da exibição dos filmes, será apresentado à população o projecto de requalificação do Auditório António Campos, sito na Praia da Vieira.

António Campos nasceu em Leiria e em 2022 assinala-se o centenário do seu nascimento.

“Recordar António Campos aos dias de hoje reveste-se de uma importância acrescida dado que, no seu tempo, foi ele quem mais contribuiu para divulgar a cultura e costumes das nossas gentes”, é referido no texto distribuído pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

“Socorrendo-se de uma câmara, era com ela que António Campos realizava o seu trabalho, numa perspectiva de cinema directo; como resultado, tivemos vários filmes etnográficos da nossa freguesia que, muito provavelmente, são dos poucos registos em vídeo que possuímos dos anos 60 e 70”.