Saúde

Treze pessoas observadas no Hospital de Leiria com suspeita de toxinfecção alimentar

30 jul 2023 09:44

No seguimento destes casos, foram efectuadas colheitas de amostras de produtos alimentares para investigação laboratorial e apreendidos da comercialização os produtos suspeitos

treze-pessoas-observadas-no-hospital-de-leiria-com-suspeita-de-toxinfeccao-alimentar
Os doentes deram entrada no Hospital de Leiria entre as 11 horas de sexta-feira (28 de Julho) e as 20 horas de ontem (29 de Julho)
DR

Entre as 11 horas de sexta-feira (28 de Julho) e as 20 horas de ontem (29 de Julho), foram observados no Centro Hospitalar de Leiria 13 casos, de pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 77 anos, por suspeita de toxinfecção alimentar.

Segundo um comunicado do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, sete doentes tiveram alta melhorados e sem intercorrências e sete mantêm-se internados com evolução favorável, excepto um caso cujo estado inspira cuidados. 

A sintomatologia observada foi predominantemente neurológica, nomeadamente secura das mucosas da cavidade oral, dilatação pupilar, visão desfocada, tonturas, quadros de confusão mental e diminuição da força muscular. Registaram-se ainda 12 casos com sintomatologia ligeira, que não recorreram aos serviços de saúde.

No seguimento destes casos foi iniciada uma investigação, por parte da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral, que ainda decorre, e que compreende a aplicação de questionários de identificação de sintomas e de exposições suspeitas, nomeadamente consumo de alimentos em diferentes refeições familiares. 

No total foram identificadas, até ao momento, sete famílias afectadas, tendo sido efectuadas, nas últimas horas, várias colheitas de amostras de produtos alimentares suspeitos para investigação laboratorial com o concurso da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Foram apreendidos da comercialização os produtos alimentares suspeitos, possíveis de identificar, e alertados os serviços clínicos para possível chegada de novos doentes.