Sociedade

Tribunal de Leiria condena 16 arguidos por tráfico de droga

17 fev 2021 10:38

Arguidos actuavam na zona da Marinha Grande. Alguns, já tinham antecedentes pelo crime de tráfico de estupefacientes.

tribunal-de-leiria-condena-16-arguidos-por-trafico-de-droga
Tribunal absolveu dois dos 18 arguidos envolvidos no julgamento
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O Tribunal Judicial de Leiria condenou 16 pessoas, entre os 20 e os 56 anos, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de tráfico de menor gravidade, anunciou a Procuradoria da República da Comarca de Leiria.

“Um dos arguidos foi condenado na pena de seis anos de prisão, três arguidos na pena de cinco anos e seis meses de prisão e outro na pena de três anos e seis meses de prisão. Os restantes arguidos foram condenados em penas de prisão suspensas na sua execução”, adianta a Procuradoria na sua página na internet.

Neste processo, foram acusados 18 arguidos, dois dos quais acabaram absolvidos.

No essencial, resultou provado que os arguidos, alguns com relações familiares entre si, dedicaram-se, “entre Novembro de 2018 e Agosto de 2019, na zona da Marinha Grande, à venda de heroína e cocaína a terceiros, mediante o recebimento de contrapartidas monetárias”. No dia 11 de agosto de 2019 foram apreendidas, a quatro deles, cerca de 480 gramas de heroína e 47 gramas de cocaína.

A Procuradoria da República da Comarca de Leiria informa que “alguns dos arguidos já tinham antecedentes criminais também pela prática do crime de tráfico, encontrando-se no decurso do período de suspensão da execução da pena de prisão, sendo que um deles já tinha cumprido pena efetiva pelo mesmo tipo de crime”.

“Dois arguidos vão continuar a aguardar o trânsito em julgado do acórdão em prisão preventiva e os demais sujeitos às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência”, refere.

Na fase de inquérito, a investigação foi dirigida pelo Ministério Público da subsecção especializada do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, coadjuvada pela PSP da Marinha Grande.