Viver

Trinado do acordeão está de volta à cidade de Cister

16 jun 2021 09:54

A 24.ª Semana Internacional do Acordeão arranca hoje, em Alcobaça,

trinado-do-acordeao-esta-de-volta-a-cidade-de-cister
Semana do acordeão decorre com regras apertadas devido à Covid-19
Dayso@unsplash

A 24.ª Semana Internacional do Acordeão, organizada pela Associação de Acordeão de Portugal, em parceria com o município de Alcobaça e a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, volta este ano a realizar-se, abdicando dos concursos nacional e internacional e das habituais masterclasses.

Entre hoje e sábado, haverá quatro concertos. A organização considerou este ano “estarem reunidas as condições para poder apresentar três concertos”, em Alcobaça, e um quarto, a realizar na Universidade de Aveiro.

Em Alcobaça, os três concertos terão lugar no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro, sendo o primeiro dedicado ao “O Acordeão Popular/Ligeiro e os seus artistas”. O espectáculo terá início às 19 horas, e contará com as prestações de Tino Costa, Tiago Pirralho, Andreia Rodrigues, Carlos Poeiras, Rui Matos e Dies Duo (Itália).

Segue-se, na quinta-feira, “Matono, Piazzolla e outros grandes compositores”, interpretados por Bayan Quartet, Pedro Miguel Santos e Trio Porteño.

Ainda em Alcobaça, a programação fecha, na sexta-feira, com “Virtuosismo, Emoção… Arte”, e as actuações de Italian Accordion Trio, Iulian Ciobanu e Duo Russo.

A encerrar a semana, terá lugar, no sábado, na reitoria da Universidade de Aveiro, o concerto “Virtuosismo, Arte… Talento”, que reunirá em palco Pedro Miguel Santos (aluno da Licenciatura em Música - Acordeão, daquela universidade), e o Italian Accordion Trio, formado por Marco Gemelli, Paolo Esposito e Davide di Fillipo.

Todos os concertos têm um preço de cinco euros, com excepção do último, que decorre com entrada livre.