Desporto

Trio feminino da região disputa “derradeira fase de qualificação” do campeonato europeu de andebol

19 abr 2022 10:39

Maria Pereira, Rita Campos e Ana Carolina Silva foram convocadas para os "duelos" com a Hungria e a Espanha

Região vai estar representada com três atletas na selecção nacional
Região vai estar representada com três atletas na selecção nacional
FAP
Maria Pereira
Maria Pereira
Rita Campos
Rita Campos
Ana Carolina
Ana Carolina

A Selecção Nacional A Feminina de andebol conta com três jogadoras da região para os duelos contra a Hungria e a Espanha com vista à qualificação para o Women's European Handball Championship (EHF) 2022.

Maria Pereira, lateral direita de Porto de Mós, Rita Campos, pivô de Leiria, e Ana Carolina Silva, lateral esquerda da Nazaré constam na convocatória publicada ontem pela Federação de Andebol de Portugal (FAP).

“Queremos felicitar todas as atletas convocadas, mas em especial as ‘nossas’ meninas”, escreveu a Associação de Andebol de Leiria nas redes sociais que tem a atleta Maria Pereira como madrinha da selecção regional feminino sub-15.

Ao todo são 18 as atletas chamadas por José António Silva “para o tudo por tudo” das últimas duas jornadas da “derradeira fase de qualificação”.

Apesar de “uma pequena alteração de última hora na convocatória”, o seleccionador nacional garante, citado no comunicado da federação, que as atletas concentradas “oferecem todas as garantias para realizar dois bons jogos”.

“Os principais objectivos dos treinos que vamos realizar até à próxima quinta-feira são: rever as questões de ordem tática que temos vindo a trabalhar e preparar a estratégia que vamos utilizar nos jogos”, explica José António Silva que já arrancou com os treinos ontem.

“Como todos reconhecerão, temos vindo a melhorar a nossa qualidade de jogo e esperamos continuar nessa trajetória. No entanto, temos que estar também preparados para oscilações no nosso rendimento que são próprios de uma equipa em construção e, por isso mesmo, pode haver momentos do jogo menos conseguidos”, conclui.

A começar em casa, a selecção das quinas recebe a actual líder do grupo 5, a Hungria, esta quinta-feira, a partir das 19 horas, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé. “No duelo da primeira mão com a seleção magiar, as portuguesas saíram derrotadas por 10 golos (34-24) e avizinha-se um desafio complicado”, explica o comunicado da FAP. Os bilhetes já estão à venda, têm um custo de 5 euros e podem ser adquiridos aqui.

A sexta e última jornada vai ser frente à vizinha selecção espanhola, no domingo, onde a selecção nacional vai tentar recuperar a derrota por uma margem mínima da primeira mão (22-23).

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de Novembro de 2022 e decorrerá até dia 20 desse mês na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

Fase de qualificação para o EHF Euro 2022

Grupo 5

6 Outubro de 2021, 17 horas – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)

10 Outubro de 2021, 17 horas – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)

3 Março de 2022, 19 horas – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)

6 Março de 2022, 14 horas – Eslováquia x Portugal, 21:23 (14:12)

21 Abril de 2022, 19 horas – Portugal x Hungria, Canal 11

24 Abril de 2022, 18 horas – Espanha x Portugal, Canal 11

 

Classificação qualificação