Sociedade

Turista resgatado em arriba da Nazaré após queda em voo livre

3 set 2022 10:40

Bombeiros Voluntários actuaram com uma equipa de grande ângulo

turista-resgatado-em-arriba-da-nazare-apos-queda-em-voo-livre
Resgate realizado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré
Autoridade Marítima Nacional

 

 

 

Um praticante de base jumping, com cerca de 25 anos e de nacionalidade austríaca, foi resgatado na tarde de sexta-feira, após alegadamente ter sofrido uma queda acidental enquanto praticava a actividade de voo livre numa arriba junto à praia da Nazaré.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi dado por um popular que se encontrava na praia da Nazaré, que alertou para dois praticantes de parapente que se encontravam numa arriba e que necessitavam de auxílio.

 

Foram activados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, bem como uma equipa de grande ângulo dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

 

“À chegada ao local constatou-se que se tratavam de dois praticantes de base jumping, uma actividade de voo livre, sendo que um deles havia caído na arriba, numa zona de difícil acesso. A vítima foi resgatada pela equipa de grande ângulo dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, apresentando diversas escoriações no corpo, não tendo sido necessário prestar assistência médica”, refere a nota da Autoridade Marítima Nacional.

 

O segundo praticante de base jumping conseguiu aterrar na praia em segurança e sem necessidade de assistência médica.

 

Durante a acção de resgate, os elementos da Polícia Marítima detectaram um drone que se encontrava a operar sem a devida autorização, tendo elaborado o respectivo auto de notícia e procedido à apreensão do drone, como medida cautelar, por ser proibida a captação de imagens de sinistros sem autorização.

 

O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta das ocorrências e irá remeter os casos para a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).