Saúde

UCC de Pombal inaugurada hoje

11 nov 2015 00:00

Investimento de 5,5 milhões de euros disponibiliza 42 camas

ucc-de-pombal-inaugurada-hoje-2431

A Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação, investimento privado de 5,5 milhões de euros, foi inaugurada hoje, na Redinha, concelho de Pombal.

Segundo disse hoje à agência Lusa a directora técnica, Cristina Garrido, “a unidade tem capacidade para 42 camas, 30 das quais protocoladas no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, funcionando as restantes 12 em regime privado, “mas com a mesma tipologia das outras”.

A estrutura abriu portas a 1 de Outubro num imóvel onde no passado funcionou um lar, e, um mês depois, “todas as camas protocoladas estavam ocupadas”.

“Adquirimos o edifício e fizemos a devida reestruturação e ampliação”, explicou Cristina Garrido, adiantando que o investimento, da empresa Classineutra, sediada em Coimbra, gerou 45 postos de trabalho.

A directora técnica adiantou que o público-alvo desta unidade “são pessoas adultas, maioritariamente de idade avançada, com necessidade de cuidados continuados diários de enfermagem e médicos e na área da reabilitação motora e cognitiva”.

“Neste momento, cerca de 80% dos utentes pertencem à região de Pombal”, referiu Cristina Garrido, esclarecendo que as restantes são de outras áreas do distrito de Leiria e realçando a importância da “proximidade local”, num concelho onde “não há uma unidade com esta tipologia”.

A directora técnica acrescentou que a unidade, para um tempo máximo de permanência dos utentes de 90 dias, dispõe do “equipamento essencial à sua recuperação”, exemplificando com equipamentos de fisioterapia, mas também estruturas físicas para “terapia da fala, terapia ocupacional, animação sociocultural e serviços de psicologia”, estes últimos que “têm chegado, também, aos familiares dos utentes.

Agência Lusa/Jornal de Leiria