Viver

Um dos maiores presépios animados da região pode ser visto na Marinha Grande

30 nov 2021 15:33

Cascatas, soldados, moinhos a moer grão, profissões tradicionais

Um dos maiores presépios da região, para ver no Edifício da Resinagem
Um dos maiores presépios da região, para ver no Edifício da Resinagem
DR
Um dos maiores presépios da região, para ver no Edifício da Resinagem
Um dos maiores presépios da região, para ver no Edifício da Resinagem
DR

Filipe Ferreira volta a montar, este ano, um dos maiores presépios tradicionais da região, no Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande.

A inauguração está prevista para dia 3 de Dezembro, pelas 19 horas.

Para retratar o nascimento de Jesus, o criador recorre aos usos, costumes e tradições portuguesas.

A representação estará exposta numa área de 50 metros quadrados, com cerca de 1200 figuras de barro e outros materiais, e dezenas de outras peças criadas por Filipe Ferreira.

Este ano, o autor criou um novo estábulo, uma estalagem e diversas casas, além de ter pormenorizado algumas peças, como os novos moinhos de vento.

No interior de um deles pode ser visto ao pormenor as mós a moer os cereais.

Também no rio se encontra uma nova azenha, onde pode ser contemplado um lagar de azeite, com as suas mós para moer a azeitona e a respectiva prensa.

O presépio alberga tascas e tabernas, ofícios como o ferreiro, o carpinteiro ou o oleiro, os trabalho rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho ou os porcos a comer, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.

A água tem uma forte presença, com cascatas, e fontes de água e, destacam-se ainda os soldados nas muralhas, o burro com a nora, os rebanhos de ovelhas, as galinhas a picar o milho, os homens a jogar às cartas, o oleiro a moldar o barro, ou o parque infantil com os baloiços.

A representação pode ser visitada até 9 de Janeiro, de terça-feira a domingo - 10-13 horas, 14-18 horas.