Viver

Um manual para uma vida mais feliz e cheia de amor (próprio)

26 mar 2021 14:49

Susana Laranjeiro é a autora deste livro

um-manual-para-uma-vida-mais-feliz-e-cheia-de-amor-proprio
"O livro é o resultado da minha história de vida. Aos 18 anos, sofri uma depressão grave e, nessa época, já tinha um gosto especial pela escrita"
DR
Jacinto Silva Duro

O livro Quando o Amor Transforma – Mensagens Intuitivas foi editado no ano passado, quando os astros e a pandemia conspiraram para que Susana Laranjeiro, a autora, sentisse a urgência de terminar uma obra capaz de ajudar quem, por força dos tempos, necessitava de uma ajuda interior e de um empurrão para a melhoria da saúde mental.

É um volume composto por 153 mensagens intuitivas, 44 ilustrações de Marta Azul e alguns segredos para partilhar.

O desafio lançado ao leitor é o de abri-lo e escolher uma frase, um pensamento ou uma mensagem que será a certa para o momento por que está a passar.

Conta ainda com 11 mensagens "secretas" a que se pode aceder através de um código QR e de um smartphone.

Depois a mensagem pode ser encaminhada a outras pessoas.


"É uma maneira de levar o livro mais longe e de valorizar o contacto humano que a pandemia nos veio retirar, os abraços e os sorrisos. Na verdade, ajudou-nos a valorizar o que temos e há muito o que agradecer", diz Susana.

O título, explica a autora, está intimamente ligado ao amor próprio e ao modo como, através dele, ela mesma deu outro sentido à sua vida.

"É aqui que bate o problema: a maior das pessoas não tem amor-próprio e procura-o nos outros. Quando falta aos outros, como aconteceu na pandemia, fica um vazio e, quando não há estrutura emocional pessoal, acontece um desfasamento. A pandemia mostrou que é tempo de 'ir dentro' e ganhar estrutura emocional connosco próprios."

Obra demorou 13 anos a ser escrita
"O livro é o resultado da minha história de vida. Aos 18 anos, sofri uma depressão grave e, nessa época, já tinha um gosto especial pela escrita e foi ela que me deu um apoio quando não estava muito bem. Quando comecei a melhorar, criei o sonho de escrever um livro que pudesse ajudar outras pessoas", conta.

Nos 13 anos seguintes, foi escrevendo, juntando partes, fazendo-o crescer a pouco e pouco, porém, a autora sentia que a tarefa não estava completa.

"Faltava sempre alguma coisa. É incrível que o tenha concluído em plena pandemia, durante o primeiro confinamento. Nada é por acaso e isto aconteceu no momento certo. O livro tem muito que ver com saúde mental, contém muita informação para o aumento da consciência e está relacionado com o amor-próprio e com a necessidade de as pessoas encararem a vida de uma forma mais leve e simples."

Perfil
A educadora social que quer ajudar toda a gente a ser feliz

Susana Laranjeiro nasceu há 31 anos no concelho de Ourém.

É educadora social e uma apaixonada pelo trabalho de apoio a quem a rodeia e à comunidade. Adora desenvolver iniciativas que envolvam os outros. Em 2018, criou três baralhos de cartas com frases de reflexão e sugestões de actividades para grávidas, estudantes, docentes e idosos.

Também já desenvolveu projectos de alfabetização sénior em escolas primárias.

Quando o Amor Transforma – Mensagens Intuitivas conta com ilustrações de Marta Azul e pode ser adquirido na Amazon, e no blogue Mãe Yin, onde a autora dá a conhecer pensamentos e mensagens onde desafia quem a segue a apreciar a vida.

Tem ainda um canal do Youtube chamado Mãe Yin.

Actualmente é mãe a tempo inteiro e dedica-se a algumas iniciativas pessoais, porém, nunca deixa de dar atenção à comunidade e a quem a rodeia.

Susana Laranjeiro vive numa aldeia, escondida no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e reconhece que tem essa vantagem, comparativamente às pessoas que têm passado o confinamento fechadas no espaço exíguo de um apartamento.
"Deve ter sido muito desafiante viver em família durante 24 horas por dia. Muitos não estavam habituados, pois o stress do dia-a-dia não permitia essa relação mais intensa. O meu livro serve para dar apoio nesse sentido, pois a pandemia veio mexer com a nossa estrutura emocional e mostrar-nos que nada é fixo e a adaptação é importante."

Para já, o trabalho pode ser adquirido na Amazon, uma vez que, segundo a escritora, esta plataforma permite uma edição com tiragens reduzidas e ambientalmente equilibrada, que evita desperdício e o acumular de volumes não vendidos.

"Penso que terei demorado os 13 anos a concluir o livro, porque precisei de crescer e de ganhar maturidade interior, para chegar a este tipo de mensagens. Nada é por acaso, como já disse, e acredito que as coisas acontecem no momento certo."

A edição é bilingue, em português e inglês, pensada para chegar ao maior número possível de pessoas. Uma das explicações de Susana Laranjeiro é o facto de a família mais chegada viver no Canadá.

Além disso, a opção de venda pela Amazon permite a sua aquisição por qualquer pessoa, em praticamente todo o mundo ocidental.

Quando as condições o permitirem, a autora gostaria de apresentar o livro presencialmente, quem sabe, em vários pontos de Portugal.