Sociedade

Um milhar de leirienses vão receber dez mil árvores

30 abr 2021 14:25

Projecto “Plantar uma Árvore, Cuidar do Jardim”  foi um "sucesso"

um-milhar-de-leirienses-vao-receber-dez-mil-arvores
O medronheiro foi uma das espécies mais procuradas
site agronegócios

Um milhar de cidadãos de Leiria vão receber dez mil árvores e arbustos de diferentes espécies, no âmbito da adesão ao projecto “Plantar uma Árvore, Cuidar do Jardim”,

O Município de Leiria lançou o projecto durante o mês de Abril com o objetivo de fornecer gratuitamente espécies para plantação em quintais e jardins, com o objectivo de aumentar os espaços verdes do concelho.

"O balanço foi muito positivo, uma vez que foram formalizadas perto de mil candidaturas e solicitadas cerca de dez mil espécies de árvores e arbustos, o que reflecte a adesão ao projecto e a percepção generalizada das pessoas quanto aos benefícios na plantação de árvores e arbustos em espaço urbano e rural", destaca a vereadora dos Espaços Verdes do Município de Leiria, Ana Valentim, citada na nota de imprensa.

As espécies mais pedidas foram as cerejeiras, medronheiro e alecrim, sendo que equitativamente os candidatos residem na cidade e freguesias rurais, pelo que o projecto foi teve comprovadamente âmbito concelhio.

O Município de Leiria está a ponderar repetir o projecto e direccioná-lo para plantação noutros locais, que não exclusivamente quintais e jardins, considerando que foram efectuadas candidaturas para plantação noutros locais.

As candidaturas serão analisadas individualmente e logo que possível será agendada a entrega das espécies.

Melhoria da qualidade do ar, redução da erosão do solo e da poluição sonora até à valorização da paisagem e melhoria do conforto térmico das áreas urbanas, assim como promover o bem-estar emocional são alguns dos benefícios do projecto.