Sociedade

“Um Passo em Frente” apoia transição de alunos para o 1.º ciclo no concelho de Leiria

27 fev 2024 12:37

Os webinars destinam-se a todos os encarregados de educação e contribuem para dar ferramentas aos encarregados de educação com crianças no último ano do pré-escolar

um-passo-em-frente-apoia-transicao-de-alunos-para-o-1o-ciclo-no-concelho-de-leiria

O Município de Leiria volta a apostar este ano lectivo num melhor apoio aos processos de transição para o 1.º ciclo, através do projecto Um Passo em Frente, que está a ser desenvolvido pela Equipa PIPSE (Projecto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar), em sete Agrupamentos de Escolas do concelho de Leiria (Agrupamento de Marrazes não está incluído por ser TEIP- território educativo de intervenção prioritária).

Destinado a crianças do último ano de pré-escolar, com principal foco nos alunos de matrículas condicional (que completem 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro de 2024), o objectivo é dotar as famílias da melhor informação possível para a decisão a tomar sobre a idade de entrada no 1.º ciclo.

“Trabalhamos com alunos em risco de insucesso escolar e o que temos percebido é que os alunos que entram precocemente, sem estarem preparados, estão em maior risco de insucesso escolar”, afirma Alexandra Lázaro, psicóloga e coordenadora do projecto, acrescentando que estão a ser realizados rastreios de prontidão escolar voluntários a todos os alunos de matrícula condicionada.

 

O objectivo, explica, é avaliar as capacidades de cognição, sócio-emocionais e de linguagem das crianças que se enquadram nestas idades, de modo a permitir que os pais tomem decisões mais informadas.

Nesse sentido, foram organizados cinco webinars – o primeiro decorreu esta segunda-feira – que irão abordar várias dimensões, nomeadamente a transição para o 1.º ciclo, a importância da consciência fonológica para um bom processo de leitura e escrita e do brincar, bem como as rotinas de adaptação a uma nova realidade e tudo o que vai mudar.

O PIPSE integra uma equipa multidisciplinar com cinco terapeutas da fala, cinco psicólogas, duas mediadoras sociais e uma nutricionista, o Município de Leiria pretende “prevenir situações de risco de insucesso escolar”, acrescenta Anabela Graça, vereadora da Educação.

A autarca refere ainda que este projecto resulta da avaliação que tem sido feita pela equipa do PIPSE nas sete escolas do concelho de Leiria no combate ao insucesso escolar.

“Queremos prevenir os problemas antes de o serem. É uma aposta na valorização da prevenção, porque o primeiro ano é sempre uma adaptação difícil. É necessário informar os pais sobre esta transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, tendo em conta o perfil de cada uma das crianças”, sustenta a vereadora, alertando para a falta maturidade que alguns alunos podem apresentar.

Os webinars destinam-se a todos os encarregados de educação. “É muito importante os pais perceberem o salto que é do pré-escolar para o 1.º ciclo, quais as consequências e de que forma podemos fazer um bom acolhimento no 1.º ciclo, ao nível da integração”, reforça a vereadora.

 

Os próximos webinars estão agendados para os dias 11 de Março, 8 e 22 de Abril e 6 de Maio, em horário pós-laboral.