Viver

Um pioneiro da música improvisada a abrir 10 concertos em Leiria

28 mai 2022 14:00

Segunda edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado pela Fade In

um-pioneiro-da-musica-improvisada-a-abrir-10-concertos-em-leiria
Carlos Zíngaro com espectáculo agendado no Castelo de Leiria
DR

Carlos Zíngaro tornou-se profissional aos 13 anos numa orquestra universitária, é um dos principais nomes da improvisação e da composição imediata em Portugal, é visto como pioneiro na utilização das novas tecnologias e na interacção em tempo real, recebeu vários prémios, tocou em alguns dos mais importantes festivais internacionais, editou uma extensa discografia desde o primeiro álbum com a banda Plexus na década de 60 e colaborou com inúmeros músicos portugueses e estrangeiros.

Além de compositor e violinista, é também artista plástico, ilustrador e cenógrafo. Este sábado, 28 de Maio, inaugura na Igreja da Pena do Castelo de Leiria, pelas 19 horas, a segunda edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado pela Fade In. Os bilhetes (cinco euros) podem ser adquiridos através do site da associação.

Em 2022, o programa com que a Fade In liga o volume das sonoridades menos convencionais contempla 10 concertos, noutras tantas datas, do sábado com Carlos Zíngaro até 5 de Novembro, data em que Bernardo Devlin actua no Museu de Leiria.

Pelo meio, estão anunciados Ece Canli, Gabriel Ferrandini, Luís Pestana, Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu, Maria da Rocha, Bezbog, David Maranha Ensemble e Knok Knok.

Além da Igreja da Pena e do Museu de Leiria, também a Igreja de São Pedro e a Igreja da Misericórdia vão receber concertos.

Já no próximo mês, Junho, respectivamente nos dias 11 e 25, sempre às 19 horas, há mais dois concertos: Ece Canli na Igreja da Pena e Gabriel Ferrandini na Igreja de São Pedro.

Natural da Turquia, Ece Canli reside no Porto e é investigadora. Na sua construção sonora, segundo a Fade In, “evoca um certo âmago ancestral, onde sentimos uma aura primitiva que vai sendo burilada, atingindo, por vezes, auges celestiais e etéreos”.

Já a carreira do compositor e baterista Gabriel Ferrandini percorre o free jazz e a improvisação e está associada a artistas como Evan Parker, John Butcher, Peter Evans, Sten Sandell ou Thurston Moore, além dos colectivos nacionais Rodrigo Amado Motion Trio e Red Trio.

O Ciclo de Música Exploratória Portuguesa realizou-se pela primeira vez no ano passado e trouxe a Leiria nomes como Telectu, Sei Miguel Trio, Osso Exótico ou Vítor Joaquim.

A iniciativa da Fade In está na origem de uma exposição apresentada no Centro Cívico de Leiria, com obras de 10 artistas, convidados pela associação a traduzirem pela arte a experiência como espectadores.