Viver

Uma carreira no cinema que se liga com Ewan McGregor e Idris Elba

31 out 2021 12:00

Com raízes na Batalha, Sara Menitra trabalha como designer de maquilhagem e cabelo. Listen foi um dos filmes onde trabalhou.

uma-carreira-no-cinema-que-se-liga-com-ewan-mcgregor-e-idris-elba
Os premiados Listen, de Ana Rocha e Sousa, e Couple in a hole, com Kate Dickie, foram alguns dos filmes que contaram com a arte de Sara Menitra.
Academia Portuguesa de Cinema
Maria Anabela Silva

A maquilhagem e a caracterização não foram a primeira escolha de Sara Menitra, mas são hoje a sua paixão. Com raízes familiares na Batalha – o pai é natural do Reguengo do Fètal -, tem trabalhado no cinema como designer de maquilhagem e cabelo em filmes como os premiados Listen, de Ana Rocha e Sousa, ou Couple in a hole, uma produção inglesa e francesa com Kate Dickie que recebeu quatro Bafta.

Já trabalhou também com os actores Ewan McGregor e Idris Elba, entre outros, e com o cantor Kanye West. Formada em design gráfico pelo IADE (agora, designado por IADE-Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia), Sara Menitra trabalhou nessa área durante cerca de dez anos.

Na parte final desse percurso, foi percebendo que “não queria fazer apenas design gráfico” e começou a fazer a transição para a área da caracterização, da maquilhagem e dos cabelos.

“Sempre tive fascínio grande pelo corpo humano, como objecto de estudo e de inspiração”, assume, contando que o interesse pela ilustração e o desenho médico a levaram a frequentar aulas de anatomia e fisiologia na Faculdades de Medicina de Lisboa.

Fez também vários cursos de desenho e de ilustração na Sociedade Portuguesa de Belas-Artes e na Fundação Calouste Gulbenkian, “com o intuito de fazer a conjugação do corpo e da arte”.

No meio dessa descoberta de interesses a maquilhagem e a caracterização começaram a surgi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ