Viver

Uma fanfarra de bufões e muito groove no arranque do CriaJazz

26 jul 2024 11:30

O festival começa este fim-de-semana e só termina em Agosto com o regresso ao castelo de Leiria do tocador de kora Mbye Ebrima

uma-fanfarra-de-bufoes-e-muito-groove-no-arranque-do-criajazz
BuFanfa, uma criação da Nuvem Voadora
DR

Um grupo de personagens meio homem meio instrumento? Um quadro vivo surrealista com pitadas alegóricas de Hieronymus Bosch’s? Um colectivo que fala com sons e anima imagens absurdas e cómicas? Tudo isto, e mais ainda, promete a companhia de circo e teatro de rua Nuvem Voadora, que apresenta a fanfarra de bufões BuFanfa na abertura da quinta edição do festival CriaJazz, em Leiria, no sábado, 27 de Julho.

O resultado anunciado pela Nuvem Voadora – para conferir na Praça Rodrigues Lobo às 18h20 e no Jardim de Santo Agostinho depois das 19 horas – é música “poderosa e contagiante”, às vezes “alegre e eufórica” e outras vezes “ruidosa e entediante”.

Cada elemento da BuFanfa assume a personalidade do respectivo instrumento (caixa, tuba, bombo, trombone e saxofone) e a banda deambula e interage “sarcasticamente” com o ambiente que a rodeia.

Ainda no primeiro fim-de-semana do festival dedicado ao novo jazz e a outras sonoridades, que O Nariz organiza com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do Teatro José Lúcio da Silva, o quinteto R’B & Mr. SC actua no castelo de Leiria, no domingo, 28 de Julho.

A formação é dominada pelos metais graves e, além de Rúben da Luz e Rui Bandeira (trombones), João Martins (bateria) e Hugo Trindade (guitarra eléctrica), conta com Sérgio Carolino (tuba), que neste concerto, com início às 19 horas, será excepcionalmente substituído por José Carlos Barbosa (baixo eléctrico). Todos os temas são originais.

O encerramento do CriaJazz em 2024 acontece só em Agosto, dia 18, e também no castelo de Leiria, com o tocador de kora, compositor, cantor e contador de histórias Mbye Ebrima, que regressa ao festival, onde esteve no ano passado.

Desta vez, no entanto, Mbye Ebrima encontra-se com o público de Leiria no formato quarteto e traz Jery Bidan (guitarra eléctrica e guitarra acústica), Joseph Indi (baixo eléctrico e voz) e Kau Paris (percussão e voz).