Viver

Uma manifestação pela leitura entre 200 actividades na Semana da Leitura de Leiria 2023

24 mar 2023 17:42

Iniciativa da Rede de Bibliotecas de Leiria com a Rede de Bibliotecas Escolares decorre entre 27 e 31 de Março

uma-manifestacao-pela-leitura-entre-200-actividades-na-semana-da-leitura-de-leiria-2023
O programa visa celebrar o livro, a leitura e os leitores
DR

O percurso entre a EB 2,3 D. Dinis e o Mercado Municipal de Leiria recebe uma manifestação pela leitura, no próximo dia 28 de Março, com início às 8:30 horas, no âmbito da Semana de Leitura de Leiria 2023, que decorre entre 27 e 31 de Março.

No mesmo dia, às 10:30 horas, no Mercado Municipal de Leiria, há uma festa da leitura com partilha de leituras por alunos e professores.

Já no dia 29 de Março, às 10:30 horas, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebe a sessão Mamãteca, hora do conto para grávidas.

O Dia Internacional do Livro Infantil é assinalado a 2 de Abril com teatro de fantoches para crianças e famílias, às 11 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, dinamizado pela Biblioteca da Fundação Mário Soares e Maria Barroso / Casa-Museu – Centro Cultural João Soares.

No total, a Semana da Leitura de Leiria 2023, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Leiria e da Rede de Bibliotecas Escolares, envolve cerca de 200 actividades, segundo o Município de Leiria.

O programa inicia-se com uma leitura do poema “Adeus”, de Eugénio de Andrade, uma forma de homenagear o escritor, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. Será lido em formato vídeo pelos mediadores da leitura, professores bibliotecários e responsáveis das bibliotecas do concelho, que desde 2010, celebram a Semana da Leitura com um programa conjunto, para envolver a comunidade local e toda a comunidade educativa.

A maioria das actividades acontecem nas escolas do concelho de Leiria, dirigidas a crianças e jovens de várias idades e níveis de ensino, sob o tema “Ler Fora de Págin@s”, com o objectivo de celebrar o livro, a leitura e os leitores.