Sociedade

União de Freguesias de Pataias e Martingança divulga informação sobre a septuagenária infectada com Covid-19

21 mar 2020 15:25

Autarquia informa que a pessoa tomou todos os cuidados e se manteve em quarentena após regressar de França

uniao-de-freguesias-de-pataias-e-martinganca-divulga-informacao-sobre-a-septuagenaria-infectada-com-covid-19
Igreja matriz de Pataias
dr

Segundo um comunicado divulgado pela União de Freguesias de Pataias e Martingança (Alcobaça), o caso positivo de infecção por covid-19 detectado em Pataias é uma senhora de 73 anos, que regressou de uma viagem a França.

À chegada e após ter viajado com máscara, não apresentava quaisquer sintomas. Contactou apenas com uma pessoa que, segundo a nota daquela autarquia local, “está a ser monitorizada pela delegada de saúde local e pela Saúde 24”. 

“Até ao momento, não apresenta quaisquer sintomas, tendo esta mantido um comportamento preventivo, dado que a senhora em questão vinha de outro país.”

A União de Freguesias refere que a senhora infectada reside em Pataias há 13 anos e ficou em casa de quarentena voluntariamente, após ter regressado.

“Na passada quarta-feira, começou a ter dificuldades respiratórias, ligou para a Linha Saúde 24 e 112, seguindo, durante a noite, para o hospital público de Leiria [Hospital de Santo André], onde se encontra neste momento. Todo este processo foi tratado isoladamente pela própria.”

No documento, a autarquia revela que a doente tem outros problemas de saúde e o seu estado inspira cuidados especiais.

“Reforçamos desde já a responsabilidade tida por esta senhora que, vindo de fora do País, tomou as medidas preventivas necessárias, reservando-se, inclusive, da própria família. 

Apelamos a todos que cumpram de acordo com o que foi decretado, de ficar em casa e fazer a devida higienização. 

Proteja-se a si e aos outros! Assim poderemos salvar vidas.” (União de Freguesias de Pataias e Martingança)