Desporto

União de Leiria foi o primeiro a garantir vaga na 2.ª fase do Campeonato de Portugal

3 jan 2016 00:00

Vitória na Figueira da Foz foi arrancada no último minuto, após golo do russo Tyukalov

uniao-de-leiria-foi-o-primeiro-a-garantir-vaga-na-2a-fase-do-campeonato-de-portugal-2755

Sem conhecer ainda o sabor da derrota, a União de Leiria foi a primeira a festejar o acesso à segunda fase da competição. No entanto, a equipa de Jorge Casquilha nem precisava de ter pontuado, pois o Benfica de Castelo Branco empatou a zero no reduto do último classificado, o FC Crato, o que fez aumentar para 14 pontos a diferença entre os dois emblemas.

O Caldas SC, que também empatou, continua com uma confortável vantagem de quatro pontos sobre os albicastrenses na luta pelo segundo lugar da série F do Campeonato de Portugal, em futebol, que também dará acesso à segunda fase da competição.

Na segunda fase, as 16 equipas apuradas - duas por cada uma das oito séries - serão divididas em dois grupos de oito (Norte e Sul). A vencedora de cada uma das zonas será promovida à 2.ª Liga.

Na zona Sul, estará a União de Leiria e, provavelmente, o Caldas SC, provenientes da série F. Da série E, os mais bem posicionados são o Angrense e o Praiense, ambos da ilha Terceira. Na série G a luta é a cinco, com Atlético da Malveira e Sintrense na frente. Finalmente, na série H, Cova da Piedade e Atlético de Reguengos estão em vantagem.

Este domingo, o Estarreja também garantiu o apuramento, mas para a zona Norte.