Desporto

União de Leiria vai olhar mais para o caminho e menos para o destino

14 ago 2021 09:36

Tendo adversários com orçamentos superiores e elevadas expectativas, Filipe Cândido quer Ir jogo a jogo como Rúben Amorim e celebrar no fim tal qual o Sporting

uniao-de-leiria-vai-olhar-mais-para-o-caminho-e-menos-para-o-destino
Filipe Cândido acredita que está mais próximo de ganhar se a equipa tiver mais posse de bola
Ricardo Graça

Na última meia-dúzia de anos, a União de Leiria não teve dúvidas em afirmar-se como candidata à subida de divisão, mas as contas acabaram sempre por sair furadas. Esta época já não vai ser assim.

A 3.ª Liga de futebol arranca este fim-de-semana, em teoria o equilíbrio será a nota dominante e Filipe Cândido não admite colocar ao grupo de trabalho a mesma pressão que existiu num passado recente.

É que o campeonato, novo, junta, em duas séries de 12 candidatos, as equipas mais fortes do Campeonato de Portugal que falharam o acesso à 2.ª Liga em 2020/21.

São, até, vários os emblemas que já passaram pelo degrau mais alto da modalidade, como o Vitória de Setúbal, o Caldas, o Amora, o Alverca e o Torreense, precisamente o primeiro adversário da União de Leiria, já este sábado, pelas 17 horas, em Torres Vedras.

Por isso, para o treinador, que já teve a amarga experiência de em 2018/19, neste mesmo clube, ter visto gorada a subida à 2.ª Liga no desempate por grandes penalidades da final das finais, com o Vilafranquense, às palavras vai ser dado o peso que realmente têm. As contas vão mesmo ter de ser feitas apenas no fim.

“Costumo dizer em tom de brincadeira que neste campeonato cada jogo é 1X2. Vai haver um equilíbrio grande porque, independentemente dos orçamentos, os clubes conseguirão jogadores de qualidade. É uma prova que vai estar, em termos de competitividade, muito próxima da 2.ª Liga e até da 1.ª Liga. São competições marcadas pelo equilíbrio e onde qualquer equipa poderá ganhar a qualquer equipa”, sublinha Filipe Cândido, que no ano passado, no Mafra, na 2.ª Liga, sabia sempre que “o último podia ganhar ao primeiro com alguma facilidade”.

Por isso, os adeptos, que nos últimos anos estavam habituados a ver a União de Leiria a dominar a respectiva série do Campeonato de Portugal, não vão assistir a esses passeios de domingo, entende o técnico que chegou a jog

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ