Saúde

Unidade Multidisciplinar de pé diabético contribui para evitar amputações

29 ago 2022 12:56

Nova unidade afecta ao Serviço de Medicina Interna entrou em funcionamento a 22 de Agosto

unidade-multidisciplinar-de-pe-diabetico-contribui-para-evitar-amputacoes
Unidade funciona no hospital de dia
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma Unidade Multidisciplinar de Pé Diabético (UMPD), dedicada ao tratamento e acompanhamento de utentes com pé diabético. O objectivo, refere Diana Fernandes, coordenadora deste serviço, é "evitar a amputação e as limitações a ela associadas".

A médica lembra que "a prevalência da diabetes em Portugal é elevada e tem vindo a aumentar, e o pé diabético é uma complicação com elevado impacto na qualidade de vida dos doentes".

Além da redução do número de amputações relacionadas com o pé diabético, pretende-se reduzir também o número e tempo dos internamentos com origem em úlceras do pé diabético, refere uma nota de imprensa.

A nova unidade irá contribuir igualmente para uma maior acessibilidade à consulta através da implementação da via verde do pé diabético, além da optimização da articulação com os cuidados de saúde primários e a formação continuada de profissionais de saúde na área do pé diabético, a par da promoção da literacia em saúde, junto do público em geral, relacionada com esta temática.

"A criação desta unidade constitui um passo importante no reforço dos cuidados prestados pelo CHL à comunidade, visto que a criação de uma área dedicada ao Pé Diabético era uma necessidade já identificada pelo serviço de Medicina Interna como prioritária para garantir um melhor acompanhamento e tratamento destes doentes, proporcionando-lhes uma maior autonomia e qualidade de vida", considera Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota.

O responsável acrescenta que a "melhoria da prestação de cuidados nesta área terá como base a optimização de recursos humanos e materiais, além da articulação entre serviços e com os cuidados de saúde primários, com vista à promoção de maior facilidade no acesso aos tratamentos por parte dos utentes".

"O Hospital de Dia de Pé Diabético, integrado nesta unidade, irá funcionar de segunda a sexta-feira, assegurando diariamente avaliação médica e de enfermagem", no âmbito de "um projecto único, desenvolvido por uma equipa dinâmica e motivada", que considera "irá ter com certeza um impacto significativo na população", explica Diana Fernandes.

Segundo uma nota de imprensa do CHL, a nova unidade, integrada no Serviço de Medicina Interna do CHL, está instalada no sector 1 da Consulta Externa e representa um investimento superior a 100 mil euros, tendo como objectivo a melhoria de tratamento e acompanhamento destes utentes.

A UMPD vai funcionar em regime de Hospital de Dia, dispondo de sessões com tratamentos médicos, de enfermagem e podologia, além da consulta de pé diabético. O seu carácter multidisciplinar permitirá a articulação, na Consulta Externa, com as especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia, e Medicina Física e de Reabilitação, mas também com a Unidade de Hospitalização Domiciliária e com o Serviço Social.

A equipa contará com três médicos, cinco enfermeiros, um podologista e um assistente operacional. O novo espaço que acolhe a UMPD conta com cinco gabinetes de consulta, uma área de trabalho em open space, sala de pensos com lava-pés, sala de reuniões, sala de limpos, sala de sujos e um armazém. Por ano, estima-se que a nova unidade venha a realizar cerca de 3.000 sessões de Hospital de Dia e 1.300 consultas de pé diabético.