Sociedade

Unidades de investigação recebem três milhões de euros

27 jun 2019 00:00

FCT atribuiu ‘bom’ e ‘excelente’ a centros do Politécnico de Leiria.

unidades-de-investigacao-recebem-tres-milhoes-de-euros-10405

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu um financiamento total de três milhões de euros a cinco unidades de investigação do Politécnico de Leiria para o período 2020-2023. Além dos financiamentos base e programático, o Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) foi contemplado ainda com cerca de 100 mil euros para duas novas bolsas de doutoramento.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITur) foi contemplado com um financiamento base - indexado ao nível de classificação global e ao número de investigadores - de cerca de 1.2 milhões de euros para as áreas temáticas de sistemas agroalimentares, recursos hídricos e energéticos, herança cultural e turismo, hospitalidade e hotelaria.

A este valor acrescem 65 mil euros de financiamento programático, com base na apreciação das actividades planeadas e na detecção de necessidades específicas, o qual pode incluir, por exemplo, a atribuição de uma comparticipação nos custos salariais de contratação de novos investigadores doutorados.

O ciTechCare e o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) vão receber, cada um, 291 mil euros de financiamento base, valor que irá crescer para um total de 110 mil euros e 270 mil euros, respectivamente, com a atribuição do financiamento programático.

O centro de investigação nos cuidados de saúde sujeitou a avaliação projectos na área da saúde pública, enfermagem, tecnologias da saúde e do desporto, e reabilitação e bem-estar.

Já o financiamento do CDRSP incide sobre a engenharia mecânica e sistemas de engenharia. O FCT disponibiliza 211 mil euros ao Laboratório de Investigação em Design e Artes, com base em projectos de artes, design, desenvolvimento artístico e musical, e 248 mil euros ao Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC), para aplicar em ciência da computação e tecnologia informática, que recebem um total de 479 mil euros e 248 mil euros, respectivamente, com os valores de financiamento programático.

Todas as unidades de investigação foram classificadas com a nota “bom”, à excepção do CDRSP, ao qual foi atribuído um “excelente”.

Segundo a FCT, as classificações de excelente, muito bom e bom são dadas aos centros que “têm a maioria dos investigadores doutorados integrados” e que realizou investigação “inovadora” e de “reconhecido mérito”.

A distinção é feita numa perspectiva nacional e internacional (excelente e muito bom) e numa perspectiva nacional, mas com limitada ou reduzida internacionalização (bom).

179
é o número de investigadores doutorados integrados nestas cinco unidades de investigação que foram sujeitas a avaliação de um conjunto de especialistas internacionais para atribuição de financiamento. Deste número, 98 investigadores pertencem ao CITur, 26 ao CiTechCare, 20 ao CIIC, 18 ao laboratório de arte e design e 17 ao CDRSP