Saúde

Unidades Locais de Saúde de Leiria e do Oeste já estão em funcionamento

4 jan 2024 14:34

O conselho de Administração da ULS é liderado por Licínio de Carvalho

unidades-locais-de-saude-de-leiria-e-do-oeste-ja-estao-em-funcionamento
O hospital de Leiria integra agora a Unidade Local de Saúdeo
Ricardo Graça

Desde o dia 1 de Janeiro, que o País passou a ficar inteiramente coberto por 39 Unidades Locais de Saúde (ULS), numa reorganização que tem como objectivo facilitar o acesso das pessoas e a sua circulação entre os centros de saúde e os hospitais, tendo entrado em funcionamento, na região, as ULS da Região de Leiria e do Oeste. As ULS deverão reforçar a aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença.

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria integra as três unidades do Centro Hospitalar de Leiria, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Pinhal Litoral, os centros de saúde de Ourém e de Fátima (actualmente integrados no ACeS do Médio Tejo), e os centros de saúde de Alcobaça e da Nazaré (actualmente integrados no ACeS do Oeste Norte).

O conselho de Administração da ULS é liderado por Licínio de Carvalho (actual presidente do CHL). Catarina Faria e Denise Velho são as directoras clínicas para os cuidados de saúde hospitalares e primários, respectivamente.

Marco Neves foi designado enfermeiro director e Alexandra Borges vogal executiva. Um despacho publicado em Dezembro explica que, na prática, os utentes passam a ser classificados e agregados tendo em conta a previsível necessidade de recurso ao SNS.

As ULS serão financiadas de acordo com o risco clínico das pessoas a que dão resposta, um processo que deve avançar de forma gradual.

Actualmente, o financiamento é determinado sobretudo pela produção, ou seja, pelo número de actos praticados.

A ferramenta que será usada combina informações sobre diagnósticos, prescrições clínicas, utilização dos serviços de saúde, entre outras, ajudando a identificar os subgrupos populacionais que têm características comparáveis e que apresentam necessidades em saúde semelhantes.

A ULS do Oeste irá agregar o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) com o ACeS Oeste Norte (Centros de Saúde do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche) e o ACeS Oeste Sul (com excepção do Centro de Saúde de Mafra).

“Prevê-se que, com a criação da ULSO, exista uma maior integração de cuidados, maior capacidade de resposta e apoio à população e que sejam potencializados ganhos em saúde para toda a população da região Oeste”, refere uma nota de imprensa.

O actual conselho de administração do CHO passa a assumir a ULS. A população residente da área geográfica de influência da ULS do Oeste será de 235.231 habitantes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km2.

O número

152


A ULS de Leiria ficará com 152 médicos das diferentes especialidades, a que acrescem 53 internos, que terão de dar resposta a cerca de 400 mil pessoas