Saúde

Urgência obstétrica do Hospital de Santo André normalizada

21 mai 2022 19:58

Infecção por Covid-19 reduziu número de médicos na escala, que já foram substituídos

urgencia-obstetrica-do-hospital-de-santo-andre-normalizada

A ausência de três médicos especialistas devido à infecção do SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, causou constrangimentos no Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santo André, em Leiria, mas a situação ficou ultrapassada, com a integração de mais médicos na escala de serviço.

"Na sequência do prévio esclarecimento prestado ao início da tarde de hoje, o Centro Hospitalar de Leiria vem agora informar que está assegurada a escala médica das 9 horas de amanhã até às 9 horas de dia 23 de Maio na Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André, em Leiria. Assim, os constrangimentos verificados estão ultrapassados e o funcionamento da unidade está normalizado", adiantou fonte do hospital.

Segundo uma informação a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Sul informou os corpos de bombeiros e o Instituto Nacional de Emergência de que “o hospital de Leiria se encontra com constrangimentos no Serviço de Obstetrícia, não sendo possível receber doentes no período entre as 9 horas de dia 21 e as 9 horas do dia 23 de Maio”.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que integra o Hospital de Santo André, em Leiria, garantiu hoje à tarde que, “na Urgência Ginecológica/Obstétrica estava assegurada a escala médica e a resposta completa até às 9 horas de amanhã, dia 22 de Maio”.

O CHL explicou que o “constrangimento verificado prende-se com o facto de três médicos especialistas do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia terem testado positivo à Covid-19, o que resultou numa falha imprevista na escala médica, que está a ser ajustada”.

A situação foi agora ultrapassada, de acordo com a informação prestada pelo CHL, pelas 19:44 horas de hoje.