Saúde

Urgências do hospital de Leiria voltam à normalidade

2 jun 2022 12:26

O Centro Hospitalar de Leiria tem registado uma grande afluência de utentes

urgencias-do-hospital-de-leiria-voltam-a-normalidade

O Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, já se encontra a funcionar dentro da normalidade, depois de ontem, quarta-feira, o conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria ter sido obrigado a reencaminhar os utentes para outras unidades hospitalares de referência.

“O CHL esclarece ainda que, apesar do serviço de Urgência Geral ter enfrentado um período com dificuldades devido à sobrelotação de doentes, não esteve encerrado em nenhum momento”, sublinhou hoje o conselho de administração.

Segundo o CHL, “a única alteração foi o reencaminhamento de doentes emergentes, referenciados via CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde, devido à afluência anormal, e para não prejudicar o atendimento dos outros doentes que acorriam às urgências, e foram todos atendidos”.

Ontem, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) voltou a denunciar ao JORNAL DE LEIRIA que as urgências estavam fechadas.

José Carlos Almeida, secretário regional do Centro do SIM, afirmou que se tratar de uma “situação extremamente grave” e que “põe em causa o atendimento de um universo de 400 mil pessoas”.

“É o espelho do desinvestimento do Governo no SNS”, disse ainda, ao lamentar ainda que o CHL esteja a reverter “mais de 30 camas” que eram para doentes agudos em unidade de cuidados continuados.

Os condicionalismos nas urgências do hospital de Leiria têm sido episódicos, sempre que se registam elevados momentos de afluência, que têm condicionado a capacidade de resposta.

A falta de profissionais de saúde para preencherem as escalas de serviço tem sido outro problema relatado pelos sindicatos, que o CHL tem confirmado, mas que informa que procura resolver a situação com o recurso a contratações externas.

Dada esta afluência, o CHL apela, uma vez mais, para que “todos os utentes que não necessitem de cuidados de saúde urgentes, recorram aos cuidados de saúde primários, de forma a libertar as urgências hospitalares para os casos mais graves, que necessitam de cuidados de saúde mais imediatos e especializados”.

O CHL tem no contexto do Serviço Nacional de Saúde como área de influência a correspondente aos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Ourém e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure servindo uma população de cerca de 400.000 habitantes.