Covid-19

Vacinação em Porto de Mós começa amanhã. Veja onde se dirigir e se está dentro dos critérios

18 fev 2021 14:35

Acção decorrerá no Pavilhão Municipal, onde está instalado o Centro de Vacinação Municipal

vacinacao-em-porto-de-mos-comeca-amanha-veja-onde-se-dirigir-e-se-esta-dentro-dos-criterios
Nos próximos dias, serão vacinadas mais de duas centenas de pessoas em Porto de Mós
Ricardo Graça/Arquivo

Amanhã, sexta-feira, dia 19, dar-se-á início no concelho de Porto de Mós ao processo de vacinação contra a Covid-19, para pessoas com idade superior ou igual a 80 anos e para as pessoas com 50 ou mais anos com doenças associadas.

Estes cidadãos estão incluídos na primeira fase da vacinação. A acção decorrerá no Pavilhão Municipal de Porto de Mós onde está instalado o Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19.

Segundo a autarquia, no primeiro dia, serão vacinadas cerca de 100 pessoas, com idade igual ou superior a 80 anos, de acordo com o critério da idade, definido pelas autoridades de saúde, iniciando-se pelos mais velhos das freguesias de Porto de Mós e do Alqueidão da Serra.

No sábado, dia 20, terá início a vacinação para as pessoas com 50 ou mais anos, seguindo o mesmo critério e com, pelo menos, uma das seguintes patologias: Insuficiência cardíaca; Doença coronária; Insuficiência renal (TFG <60ml/min); Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Ao todo, serão vacinadas cerca de 230 pessoas das freguesias de Porto de Mós, Alqueidão da Serra, Pedreiras, Juncal e Calvaria de Cima, podendo, ainda, ser chamadas pessoas de outras freguesias.

A Câmara Municipal esclarece que o Centro de Vacinação Municipal para a Covid-19 conta com a presença de uma equipa médica, uma equipa de enfermagem, uma equipa de apoio logístico e os bombeiros voluntários, de modo a garantir as melhores condições para a concretização do procedimento da vacinação.

À medida que houver disponibilização de vacinas para o concelho de Porto de Mós, a vacinação será estendida aos restantes utentes de todas as freguesias, estando prevista a descentralização do Centro Municipal de Vacinação para a Covid-19 para esse efeito.

Os contactos são feitos telefonicamente pelos Centros de Saúde e as pessoas que estejam dentro dos critérios de vacinação acima citados devem estar atentas ao telefone.

Durante o contacto a pessoa é apenas questionada sobre a intenção de vacinação e o agendamento da mesma.