Sociedade

Valorlis distribui prémios aos veraneantes amigos do ambiente

26 jul 2022 15:44

Campanha Eco Praias vai decorrer durante o mês de Agosto em várias zonas balneares da região de Leiria

valorlis-distribui-premios-aos-veraneantes-amigos-do-ambiente
A Praia do Pedrogão será um dos locais visitados pelos monitores da Valorlis
Jornal de Leiria/Arquivo

Várias equipas de monitores da Valorlis vão estar em algumas praias da região de Leiria, durante o mês de Agosto, a sensibilizar os veraneantes para a importância da reciclagem. A população será convidada a separar os resíduos e a depositá-los nos recipientes adequados, à saída do areal, e a participar num jogo que pode dar vales de desconto no supermercado.

Desenvolvida em parceria com os municípios da região, a campanha Eco Praias terá também acções de sensibilização dirigidas às colónias de férias, com especial incidência nas praias Fluvial do Agroal (Ourém), São Pedro de Moel e Praia da Vieira de Leiria (Marinha Grande), Praia do Pedrogão (Leiria) e Praia do Osso da Baleia (Pombal).

“Com esta iniciativa, a Valorlis pretende incentivar a população a adoptar hábitos de reciclagem em momentos de lazer, recordando a importância de não deixar resíduos no areal e encaminhando-os para reciclagem”, explica Marta Loia Guerreiro, administradora executiva da empresa.

Durante as acções de sensibilização, será promovido o Recycle BinGo, uma aplicação que funciona como um jogo, que pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos. A missão principal é fazer visita ao ecoponto habitual e separar os seus resíduos. No final, os participantes podem ganhar EcoMoedas, “que podem ser trocadas por prémios, como, vales de desconto no supermercado”.

Segundo Marta Guerreiro, estas acções poderão “esclarecer dúvidas e mitos sobre a reciclagem, de forma a melhorar a qualidade e quantidade de resíduos recicláveis produzidos nas praias da região que são encaminhados para valorização”.