Abertura

Vão começar as maiores obras dos últimos 65 anos no Vale do Lis

6 mai 2021 09:48

Em causa, um investimento de 18 milhões de euros, em várias fases, que visa modernizar o regadio e estabilizar o acesso a água para os campos agrícolas

vao-comecar-as-maiores-obras-dos-ultimos-65-anos-no-vale-do-lis
O perímetro do Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis abrange uma área com 2.145 hectares
Ricardo Graça

“São obras há muito ansiadas por todos nós”, sublinha Henrique Damásio, administrador-delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis.

Em causa, um investimento de 18 milhões de euros, financiado por fundos europeus e pelo Estado português. A intervenção arranca a 25 de Maio, no designado bloco do Boco ou bloco 1 do perímetro de Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis. Com prazo de execução de 14 meses, deverá estar concluída no final de 2022 ou início de 2023.

“As grandes obras” após a chamada Obra do Lis, executada nos anos 40 e 50 do século XX, “estão a acontecer agora” explica Henrique Damásio. Visam a reabilitação do regadio do Vale do Lis, a rede secundária de rega. O sistema original vai ser substituído por condutas em pressão.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ