Viver

Veja como ficará a nova cobertura em cobre da Igreja da Pena, no Castelo de Leiria,

11 fev 2020 12:13

Já se podem ver os trabalhos que visam travar a degradação do monumento e prepará-lo para receber espectáculos durante todo o ano

veja-como-ficara-a-nova-cobertura-em-cobre-da-igreja-da-pena-no-castelo-de-leiria
Obras no castelo estão orçamentadas em 3,8 milhões de euros
Ricardo Graça

Com obras orçamentadas em 900 mil euros, o Castelo de Leiria vai ganhar uma nova sala de espectáculos, aberta todo o ano, com a cobertura da Igreja da Pena.

Estes trabalhos e os de construção do novo ascensor até à porta da antiga fortaleza medieval já não passam despercebidos a quem vive ou visita a cidade.

O anúncio da colocação de uma cobertura foi recebida com contestação por alguns sectores que condenavam a intenção de colocar materiais modernos num monumento medieval.

Maqueta do resultado das obras - Fonte: CMLeiria

Segundo historiador Saul António Gomes, o tecto da Igreja da Pena abateu apenas em meados do século XIX e devido à incúria, acabou por ficar completamente destruída, perdendo as madeiras e retábulos pela acção das chuvas e dos elementos. 

Maqueta do resultado das obras - Fonte: CMLeiria

 

Esta, que foi a antiga capela real de D. João I, era “filha” do gótico do Mosteiro da Batalha e um dos melhores exemplos do estilo em Leiria.

As obras em todo o espaço, que incluem o ascensor, recuperação do tecto da Igreja da Pensa, novos pisos, um anfiteatro, sondagens arqueológicas e uma cafetaria, deverão custar 3,8 milhões de euros. Os trabalhos deverão estar concluídos em 2021.

Leia mais

Maqueta do ascensor - Fonte: CMLeiria