Sociedade

Veja como um monte de paletes se transforma numa enorme árvore de Natal para quebrar um recorde da Guinness

2 dez 2015 00:00

Vídeo foi criado usando a técnica de 'time lapse'

Há quem adore e há quem goste menos, mas certo, certo é que ninguém fica indiferente à enorme árvore de Natal edificada com paletes e que domina a baixa da cidade de Leiria.

Fala-se até de uma tentativa de tomar de assalto o livro de recordes da Guinness. A empreitada não deixa de ser um trabalho notável e fica aqui, em filmagem acelerada (time lapse) a construção desta decoração de Natal.

A Xmas.p.tree.lra2015, como foi baptizada, é uma iniciativa da empresa de comunicação de Leiria, Sistema 4.

"A ideia, o conceito, o projecto e o acompanhamento da montagem são da responsabilidade da Sistema4, com o excelente apoio técnico de Bruno Maciel. Este projecto foi proposto por mim à autarquia, que deu o seu apoio, com dois homens na montagem, seguros, licenciamento, iluminação e alguma logística. A empresa Martos, que produz três mil paletes por dia, cedeu as 1200 paletes necessárias, forneceu os três mil parafusos, disponibilizou quatro homens para a montagem e, no dia 7 de Janeiro, todas as paletes vão ser utilizadas para o fim a que normalmente se destinam. A empresa MSCariano cedeu o equipamento de elevação e a empresa Emora cedeu os meios de segurança. Desta forma se fez esta instalação sem grandes custos para a cidade e vantagens para todas as empresas envolvidas. Agora, com a obra feita será enviada uma candidatura ao Guinness e até ver, é a instalação em forma de árvore de Natal com paletes, maior do mundo. Obrigado pelos vossos comentários e gostos. Leiria é uma cidade boa para se viver", explica Pedro Oliveira, responsável pela Sistema 4.