Viver

Vem ser arqueólogo por um dia no Lapedo

16 ago 2019 00:00

A actividade decorre a partir das 11 horas e prolonga-se durante a tarde, com pausa para almoço.

vem-ser-arqueologo-por-um-dia-no-lapedo-10595

O dia aberto (Re) Encontro de Dois Tempos, Passado e Presente no Abrigo do Lagar Velho, que acontece no próximo domingo, 18 de Agosto, é a oportunidade para conhecer em profundidade um dos achados arqueológicos mais importantes em Portugal, que fica localizado no concelho de Leiria.

Aconselha-se roupa e calçado confortável, o acesso é gratuito, com informações através dos endereços de email umdianolagarvelho@gmail.com ou museudeleiria@cm-leiria.pt.

Entretanto, o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho estará aberto todos os sábados e domingos de Agosto e Setembro.

O achado arqueológico designado Menino do Lapedo foi encontrado em 1998, no Abrigo do Lagar Velho, no vale do Lapedo, freguesia de Santa Eufémia, a cerca de dez quilómetros de Leiria. O esqueleto tem cerca de 29 mil anos e constituiu um acontecimento marcante no seio da paleoantropologia internacional, por se tratar do primeiro enterramento Paleolítico escavado na Península Ibérica, que foi um dos impulsionadores da ideia de que homo sapiens e homo neandertal conviveram na Europa, cruzando-se até ao ponto de uma espécie de humano moderno ser absorvida pela outra. 

O esqueleto do Menino do Lapedo, por conter características anatómicas neandertais, deu o pontapé de saída para essa teoria que, hoje, é aceite pela maioria dos cientistas, e se resume à seguinte ideia: "os neandertais não se extinguiram, todos nós somos neandertais" e que se refere ao facto de, na maioria dos homo sapiens actuais, se ter identificado ADN neandertal.

Conheça aqui a história do Menino do Lapedo