Desporto

Venda da SAD da União de Leiria passa pelo crivo dos associados

25 set 2020 10:31

Assembleia-Geral do clube está marcada para 2 de Outubro

venda-da-sad-da-uniao-de-leiria-passa-pelo-crivo-dos-associados
Associados vão saber os contornos do negócio e quem são os investidores

O próximo dia 2 de Outubro será de "vital importância" para o futuro da União de Leiria. Está marcada para esse dia uma Assembleia-Geral do clube que servirá para os associados saberem o que se está a passar em torno da SAD e decidirem quais os próximos passos a dar na relação entre o emblema e a sociedade anónima desportiva.

Depois de Alexander Tolstikov ter assumido, no final do ano passado, em exclusivo ao JORNAL DE LEIRIA, as dificuldades financeiras e a inevitabilidade de uma alienação dos 60% da SAD pertencente à D-Sports, muito se tem falado de uma putativa venda ao grupo de investidores encabeçados por Armando Marques e Júlio Mendes. Porém, pouco ou nada ainda se sabe dos contornos do negócio.

Ainda tem sido, de resto, Sergiu Renita, braço direito do russo, a agilizar as burocracias relativas à nova temporada, mas já com a nova equipa a decidir. E é assim porque, na verdade, o processo de compra ainda não foi concretizado.

Estreia no domingo

A equipa sénior da União de Leiria tem treinado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e na Academia de Santa Eufémia, estando a estreia na temporada 2020/21 marcada para o próximo domingo, às 15 horas, em Gáfete, localidade que servirá de casa ao Futebol Clube do Crato para o jogo da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. O treinador escolhido para o novo projecto foi Hélder Pereira (ex-Trofense), que já conta com quase duas dezenas de atletas disponíveis para a deslocação ao Alentejo. A João Dias, Renato Alexandre e João Vítor, que jogaram na União de Leiria em 2019/20 e já estão inscritos na FPF, juntam-se os reforços Diego Galo (ex-Chaves), Diogo Marques (ex-Sertanense), José Miguel (ex-União de Santarém), Pedro Faustino (ex-Caldas), Lucas Ornellas (ex-Velle, Espanha), Andrezinho (ex-Spartak Subotica, Sérvia), Pedro Henriques (ex-Vitória de Sernache), Vítor Massaia (ex-Cova da Piedade) e Rui Gomes (ex-Mafra). Filipe Semedo (ex-Vilafranquense), Idriss (ex-Moreirense) e Afonso Caetano (ex-Sporting de Braga B) são também apontados como reforços. Estão ainda inscritos os juniores Bernardo Gomes, Gabriel Martins, Gonçalo Fabião, João Costa, Luís Gouveia e Pedro Cruz.

De resto, a SAD conseguiu adiar o jogo da primeira jornada, no reduto do Carapinheirense, para 15 de Novembro, e emitiu um comunicado para tranquilizar sócios e adeptos. Salienta encontrar-se num “período de reestruturação e reorganização interna” e que as “inúmeras limitações” decorrentes do momento que se vive “impossibilitaram” uma preparação com a “antecipação pretendida”.

A Assembleia-Geral do clube servirá, pois, para os sócios tomarem conhecimento, discutirem e analisarem todo o processo. Será também votado o não exercício do direito de preferência no momento da alienação da D-Sports ao grupo representado por Armando Marques, grupo esse que também deverá ser revelado durante a reunião magna.

Ponto que poderá levantar alguma celeuma será a discussão da alienação de 30% dos 40% da SAD que pertencem ao clube aos novos investidores. Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, Nuno Cardoso, presidente do clube, não quis prestar declarações antes da realização daquela sessão.