Economia

Venda de lotes na Área de Localização Empresarial de Pedrógão Grande deverá arrancar ainda este ano

17 ago 2021 16:15

Regulamento foi chumbado pela Assembleia Municipal, mas Câmara ambiciona avançar com alienação de espaços ao longo de 2021

venda-de-lotes-na-area-de-localizacao-empresarial-de-pedrogao-grande-devera-arrancar-ainda-este-ano
Investimento é de mais de 1,8 milhões
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A venda de lotes da Área de Localização Empresarial (ALE) de Pedrógão Grande, investimento de quase 1,8 milhões de euros, está prevista começar ainda este ano, revelou hoje o Município.

Segundo informação da Câmara, o regulamento da venda de lotes foi aprovado em reunião do executivo, mas chumbado em sessão da Assembleia Municipal, que se realizou na sexta-feira.

“Apesar do chumbo, o objectivo da Câmara é conseguir, ainda ao longo de 2021, dar início ao processo de venda de lotes, havendo já empresas interessadas”, refere a autarquia.

Esta infra-estrutura, concluída há um ano, está situada junto do primeiro nó de acesso do Itinerário Complementar 8 a Pedrógão Grande, sentido Figueira da Foz – Castelo Branco, próxima da vila.

Ocupando uma área total de 99.800 metros quadrados, a ALE tem 31 lotes. Estes, variam entre os 569 e os 6.916 metros quadrados.

Trata-se de um investimento de 1.173.195,90 euros, com financiamento comunitário de 85% sobre o investimento elegível, acrescenta o município.

“A ALE possibilitará a vinda de novas empresas do exterior, abrindo o tecido empresarial do concelho, muito enclausurado sobre si próprio, bem com a sua economia aos factores de mercado e competição”, adianta a autarquia, presidida por Valdemar Alves, eleito pelo PS, que não se recandidata.

Por outro lado, “permitirá criar postos de trabalho que poderão vir a reduzir o desemprego, mas também poderão vir a induzir um factor interessante de repovoamento, atraindo população com determinado grau de especialização”.

De acordo com o Município, com este investimento, pretende-se “aumentar e diversificar o tecido empresarial local, criar condições para o autoemprego e para novos postos de trabalho”, e “desenvolver o município de modo sustentado e sustentável”.

A fixação de “empresas inovadoras, abrindo o tecido empresarial para lá da competitividade económica local”, e “permitir o alargamento da base económica que é estreita, criando condições para aumentar a diversificação e o valor acrescentado”, são outros dos objectivos da nova ALE.

De acordo com a Câmara, o concelho de Pedrógão Grande, no norte do distrito de Leiria, tem mais três ALE, em Regadas e Derreada Cimeira, ambas de menor dimensão e que se encontram completas. Já a de Pinheiro Bordalo “está parcialmente ocupada, estando em curso a aquisição de terrenos para ampliação”.