Sociedade

Venda solidária de presentes para ajudar vítimas de violência doméstica em Leiria

24 nov 2023 09:00

ORANGE BOX estará a funcionar na cidade até ao dia 23 de Dezembro

venda-solidaria-de-presentes-para-ajudar-vitimas-de-violencia-domestica-em-leiria

 

A Associação Mulher Séc. XXI vai promover a campanha solidária “Basta – É hora de ajudar!”, que visa alertar para o flagelo da violência doméstica, incentivar a denúncia e ajudar as vítimas.

 

Desenvolvida em parceria com a agência de publicidade Sistema4 e com o apoio institucional do Município de Leiria, a campanha gira em torno da ORANGE BOX – Presentes para ajudar, um espaço inserido no Leiria Natal, que será inaugurado no dia 25 de novembro, o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, onde podem ser adquiridos presentes surpresa para oferecer este Natal.

 

Localizada no Largo Cónego Maia, ao lado da Sé, a ORANGE BOX - Presentes para ajudar estará a funcionar até ao dia 23 de Dezembro, numa campanha para angariar fundos paras apoiar as vítimas de violência doméstica.

 

Todos os artigos disponíveis para venda foram oferecidos por empresas, instituições ou pessoas individuais de Leiria e terão um custo simbólico de 5 euros. Serão presentes previamente embrulhados, sendo, por isso, surpresa para quem os comprar.

 

A receita proveniente da acção ORANGE BOX será aplicada, na totalidade, na compra de uma viatura de operacionalização do apoio às vítimas e de bens de primeira necessidade, como roupa interior, artigos de higiene pessoal ou outros objectos, normalmente deixados para segundo plano, quando o plano é fugir de casa em busca de um lugar seguro, refere uma nota de imprensa da associação Mulher Séc. XXI

 

Segundo o comunicado, a ORANGE BOX está disponível todas as sextas-feiras, entre as 18 e as 22 horas, aos sábados, entre as 10 e as 22 horas e aos domingos, entre as 13 e as 19 horas.

 

A Associação Mulher Século XXI é uma Organização Não Governamental dos Direitos das Mulheres, constituída em 2001 e reconhecida desde 2010 pelo Estado Português como instituição de utilidade pública.

 

Apesar de sediada em Leiria, a Associação Mulher Século XXI actua a nível nacional e o seu principal objetivo é prevenir e combater a violência de género, em especial a violência doméstica, a violência no namoro e a violência doméstica contra pessoas idosas.