Sociedade

Vera Ferreira luta para travar desaparecimento de línguas ameaçadas

30 out 2021 12:10

Natural da Batalha, linguista integra programa da Sociedade de Ciências e Humanidades de Berlim-Brandenburg.

vera-ferreira-luta-para-travar-desaparecimento-de-linguas-ameacadas
Vera Ferreira trabalha como linguista documental no Programa de Documentação de Línguas em Perigo
Jornal O Mirante
Maria Anabela Silva

Nascida na aldeia de Santo Antão, Batalha, no seio de uma família "ligada aos números", Vera Ferreira acabou por seguir um caminho diferente e, desde cedo, se deixou seduzir pela diversidade linguística.

Formou-se em Línguas e Literaturas Modernas e foi durante o mestrado, primeiro, e depois com o doutoramento que se encantou pelas línguas “exóticas”, lutando, desde então, pela sua preservação.

Trabalha como linguista documental no Programa de Documentação de Línguas em Perigo da Academia de Ciências e Humanidades de Berlim- Brandenburg, na Alemanha.

Está também ligada ao Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social (CIDLeS), do qual é co-fundadora e que tem sede em Minde, o seu “laboratório” de eleição para estudar o minderico, falado nesta povoação e pelo qual se apaixonou há quase 25 anos.

Vera Ferreira recua aos primeiros anos da escola primária para explicar o seu gosto pela diversidade linguística. Conta que, ao mesmo tempo que aprendia a escrever e a ler em Português, dava os primeiros passos na descoberta do Alemão, como auto-didacta.

“Aos seis anos, comecei a comprar a revista Bravo. Mas não queria apenas ver as imagens dos artistas. Também queria perceber os textos. Então, pedi aos meus pais um dicionário de Alemã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ