Viver

Versão em braille marca estreia nacional em Leiria de livro de Inês Pedrosa

18 mar 2016 00:00

O livro Desnorte, da escritora Inês Pedrosa, vai ser apresentado esta noite de sexta-feira, às 21 horas, pela primeira vez a nível nacional, na Feira do Livro e da Leitura, em Leiria, nas versões impressa e em braille

versao-em-braille-marca-estreia-nacional-em-leiria-de-livro-de-ines-pedrosa-3423

Segundo uma nota da autarquia de Leiria, esta é uma iniciativa pioneira no País, no âmbito do Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada, desenvolvido em parceria pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria) e pelo município.   

No âmbito do projecto PLIP, vai ser feita pelo CRID/IPLeiria a impressão em braille de um   conjunto de obras dos autores convidados pela iniciativa Leiria Convida, promovida mensalmente pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. 

Os livros em braille editados pelo CRID/IPLeiria ficarão disponíveis para consulta na biblioteca   municipal.

O PLIP nasceu de um projecto pessoal de alguns investigadores da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Acção do Instituto Politécnico de Leiria, ganhou corpo   com o Projecto IPL(+)INCLUSIVO e desenvolve-se agora com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, com o apoio da biblioteca municipal de Leiria. 

A iniciativa visa dar vida a livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a novos leitores, através da adaptação de obras originais, ou já publicadas, para que públicos com necessidades específicas possam chegar a elas através de versões em novos formatos: livros em braille e em alto-relevo (para pessoas cegas ou com baixa visão); audiolivros (para quem prefere ouvir); vídeo-livros em Língua Gestual Portuguesa (para surdos) e em formatos adaptados – pictogramas e versões simplificadas (para pessoas com   incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza).

Inês Pedrosa nasceu em 1962 é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova   de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão e dirigiu a revista Marie Claire entre   1993 e 1996.  

Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Tem 23 livros publicados, entre romances, contos, crónicas, biografias e antologias. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália e na Alemanha.   

Além de Inês Pedrosa, a Feira do Livro e da Leitura conta, até domingo, no Mercado de Sant’Ana, com a participação de 13 autores, numa iniciativa do município de Leiria e da Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós, em parceria com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria.