Viver

Vestata mobiliza 500 artistas com agenda “menos elitista”

8 abr 2022 13:30

Ciclo de Música e Artes de Alcobaça abrange 21 eventos e cinco exposições

vestata-mobiliza-500-artistas-com-agenda-menos-elitista

Preparada com o objectivo de oferecer “uma programação mais virada para a comunidade” e “menos elitista”, explica o director artístico, João Gaspar, a primeira edição do Vestata – Ciclo de Música e Artes de Alcobaça reúne 500 artistas nas diversas iniciativas que se prolongam até 6 de Maio em diferentes espaços do concelho e que incluem concertos, exposições, teatro de rua e contos musicados.

Juntamente com momentos dedicados ao acordeão (por Andreia Sofia Rodrigues) e ao fado humorístico (Emanuel Moura), os desfiles de bandas filarmónicas em contexto urbano através das ruas do centro histórico de Alcobaça são, segundo João Gaspar, um dos exemplos de como o Vestata procura “a democratização da arte” e uma agenda “diversificada” que “vai a todos os públicos”, das sonoridades mais eruditas às actividades para crianças.

Depois do espectáculo de abertura com obras de Mendelssohn, Mozart e Beethoven, pela Orquestra Académica Metropolitana, realizado a 26 de Março, o Vestata regressa em força este fim-de-semana com o Vestata Colective a tocar soul, blues e bossa nova nas instalações da Sociedade Filarmónica Vestiariense, sexta-feira, 8 de Abril, pelas 22 horas.

Sábado, no mesmo local, às 15 horas, Tomé Simão Dionísio e solistas da Vestiaria apresentam em versão musicada o conto O Fato Novo do Imperador, de Hans Christian Andersen.

Pelas 17 horas, há teatro – Um Lugar Como Outro Qualquer – no Mosteiro de Alcobaça e às 21:30 horas a Granja de Cister recebe a Orquestra Ligeira Juvenil da Junta de Freguesia do Bárrio, que pelas 11 horas percorre as ruas do centro histórico de Alcobaça.

No total, o Vestata propõe 21 eventos e cinco exposições, em que participam “artistas com projecção nacional e internacional”, alguns deles “com carreiras brilhantes”, salienta João Gaspar.

Destaque para os espectáculos Contrastes Americanos, pela Banda Sinfónica de Alcobaça, a 23 de Abril no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro, e Chorus, pelo Coro da Banda de Alcobaça, a 24 de Abril na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, além das comemorações do dia internacional do jazz, a 6 de Maio, na Sociedade Filarmónica Vestiariense, com o ensemble de jazz da Academia de Música de Alcobaça e Hugo Trindade em modo jam session.

Num concelho com “uma oferta cultural intensa” e “muitos músicos profissionais”, diz João Gaspar, a equipa responsável pelo Vestata quer “alargar o espectro artístico e trazer outras dimensões”, através do cruzamento da música com outras artes, sem esquecer “a projecção da formação”.

Organizado pela Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, com o apoio de várias entidades, entre elas, o Município de Alcobaça, o Vestata disponibiliza um bilhete único (10 euros) que permite ao público assistir à maioria dos eventos.

“Este é um passo que queremos dar para a projecção da nossa imagem junto da comunidade, como agentes culturais e não apenas como performers”, refere João Gaspar, que é também, desde Setembro de 2021, o director artístico da Vestiariense, instituição que actualmente garante formação musical a cerca de 50 alunos.