Sociedade

Vice-presidente da Câmara de Ourém renúncia ao mandato

20 set 2022 15:33

Natálio Reis, eleito pela coligação PSD-CDS/PP, alegou motivos pessoais e profissionais.

vice-presidente-da-camara-de-ourem-renuncia-ao-mandato
Natálio Reis, empresário, estava no executivo desde 2017
CMO

Menos de um ano depois de ser reeleito, nas listas da coligação PSD-CDS/PP, Natálio Reis renunciou ao cargo de vereador na Câmara de Ourém, onde era também vice-presidente. Em funções desde 2017, o social-democrata alegou motivos pessoais e profissionais.

O pedido de renúncia foi apresentado esta segunda-feira, em reunião de executivo, e terá efeito a partir de 30 de Setembro. Os pelouros até agora detidos por Natálio Reis serão distribuídos na próxima reunião de câmara, onde deverá também ficar a saber-se quem ocupará o lugar a agora deixado vago.

Carina João Oliveira, directora executiva da Insignare – que detém a Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém - é o nome que se segue na lista. Caso não aceite, o nome seguinte é Gonçalo Bento, presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Santarém.

Segundo revelou o presidente da câmara, em declarações aos jornalistas proferidas no final da reunião de executivo, a saída do seu número dois estava prevista desde o início do actual mandato. Já na declaração que apresentou ao executivo, Luís Albuquerque agradeceu "o compromisso, a competência, o dinamismo e o sentido de responsabilidade" que Natálio Reis "sempre demonstrou enquanto vereador e vice-presidente".

O presidente do município recordou que, ao longo dos cinco anos que esteve no executivo, o até agora vice-presidente "liderou processos de elevada complexidade, com grande rigor, espírito de liderança e de equipa, procurando afincadamente as soluções que melhor defendessem os interesses do todo em detrimento da parte".

"Apesar de nem sempre concordarmos em todos os assuntos, o que é natural, e salutar, e termos inclusive, por vezes, visões distintas do modelo de governação de um município, sempre nos respeitamos mutuamente e soubemos de forma fácil ultrapassar os obstáculos", alega o presidente da câmara.

Também a vereadora socialista, Cília Seixo, expressou agradecimento ao vereador Natálio Reis, nomeadamente pela "resolução de problemas antigos, como o da Fatiparques" e pela elaboração dos novos instrumentos de ordenação territorial, como o PDM e Plano de Urbanização de Fátima.

A eleita do PS lamentou, no entanto, que "após a importante elaboração e aprovação previa desses instrumentos", o autarca deixe "de estar disponível para continuar a trabalhar pelo bem-estar de todos os oureenses".

No presente mandato, Natálio Reis assumiu os pelouros de Ambiente e Engenharia, Obras Particulares, Planeamento do Território e Reabilitação Urbana, Turismo e Sistema de Informação Geográfica. É ainda responsável pelo apoio ao empresário, pelos recursos naturais e jardins municipais.