Sociedade

Vieira de Leiria alerta Governo para impactos “nefastos” da instalação de uma unidade de biometano junto à ETAR Norte

29 ago 2023 15:38

Executivo da Junta de Freguesia receia que produção possa prejudicar “gravemente" a Praia da Vieira

vieira-de-leiria-alerta-governo-para-impactos-nefastos-da-instalacao-de-uma-unidade-de-biometano-junto-a-etar-norte
Unidade de biometano deverá nascer junto à ETAR do Coimbrão
Ricardo Graça

 A Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, enviou uma comunicação ao Ministério do Ambiente e Acção Climática, para a Secretaria de Estado da Energia e Clima, para a Secretaria de Estado do Ambiente e para os deputados do PS e PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, a alertar para os impactos “nefastos” da instalação de uma unidade de produção de biometano prevista junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais Norte, no Coimbrão, no concelho de Leiria.

Segundo uma nota de imprensa, o executivo autárquico de Vieira de Leiria refere que o biometano será “obtido através dos efluentes agropecuários e avícolas produzidos na região”, pelo que a população receia que esta unidade venha a agravar os “problemas ambientais existentes, provocados pela (inoperância da) ETAR Norte no rio Lis, bem como as respectivas consequências e impactos extremamente nefastos para a Praia da Vieira, em termos de qualidade das suas águas balneares (que se podem tornar impróprias a banhos)”.

Esta situação poderá prejudicar “gravemente esta estância balnear, bem como os maus cheiros que atingem Vieira de Leiria e as freguesias a sul da ETAR”.

A Junta de Freguesia reforça que o território poderá “sofrer com os efeitos secundários da produção, ao nível da contaminação de águas, cheiros e gases, a serem emitidos durante o processo de produção do biometano". E adverte para a "preocupação quanto ao destino a dar às cerca de 300 toneladas/dia de efluentes avícolas e pecuários, após a sua queima”.

Para o executivo, esta produção terá impactos “manifestamente nefastos para a saúde pública, associado ao aumento considerável do tráfego de camiões na zona, prevendo-se a circulação de cerca de mais 25 a 30 camiões por dia na nossa região (considerando que cada um transportará entre 10 a 12 toneladas)”.

Foi ainda pedido à tutela que “encetasse diligências no sentido de poder garantir que se encontram salvaguardadas todas as condições de segurança ambiental, que não comprometam a saúde e o bem-estar da população, o património natural (campos agrícolas, biodiversidade, floresta, rio Lis, Praia da Vieira) e edificado do território”.

“Após esta diligência, recebemos a resposta do gabinete do secretário de Estado do Ambiente, indicando que “(…) o mesmo foi reencaminhado para a Agência Portuguesa do Ambiente, para tomar as diligências no sentido de se obter a informação necessária”, revela a nota da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Em Março, foi anunciado que uma empresa vai criar uma unidade de produção de biometano a partir de efluentes agroindustriais em Leiria, numa iniciativa que é mais um passo para a resolução da poluição ambiental, disse então o vereador da Câmara de Leiria, Luís Lopes.

Com duas fases de investimento, “o projecto garante solução para cerca de 300 toneladas/dia de efluentes produzidos no concelho, dando um importante contributo para a resolução de um dos principais problemas ambientais da região”, explicou Luís Lopes, ao referir que o projecto será desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, através do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis.