Sociedade

Vieira de Leiria inaugura Memorial ao Conhecimento, no dia 5 de Outubro

3 out 2020 11:59

Artista Fernando Crespo assina esta obra

vieira-de-leiria-inaugura-memorial-ao-conhecimento-no-dia-5-de-outubro
Inauguração acontece no dia 5 de Outubro
DR

A freguesia de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, vai ganhar na segunda-feira, dia 5 de Outubro, um novo monumento.

Trata-se do Memorial ao Conhecimento, que partiu de uma ideia inicialmente apresentada à Câmara Municipal em 2019 por uma comissão de antigos alunos da antiga escola primária daquela freguesia que pretendiam executar este projecto com o apoio da autarquia.

Com o fim da comissão, a Câmara após parecer da Junta de Freguesia local avançou com o projecto. A concepção e criação da obra foi oferecida por Fernando Crespo, artista natural da Vieira de Leiria.

O artista explica que cumpriu a sua dívida de gratidão pelo local que o viu nascer e pelo carinho e estima que os habitantes lhe têm dedicado.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, inaugurará o Memorial no dia 5, ocasião será homenageado o professor jubilado Fausto Augusto Linhares, que leccionou na escola primária da Vieira de Leiria.

A autarquia recorda que devido à pandemia está em vigor a impossibilidade de se realizarem ajuntamentos, podendo ainda assim quem quiser testemunhar o momento no local, respeitando o devido distanciamento físico e uso de máscara.

Memorial ao Conhecimento
A escultura, com seis metros de altura, é de acordo com Fernando Crespo, "um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República composto por duas figuras neoclássicas iguais: uma dourada que se apresenta de pé sobre uma moldura quadrada, e outra escura, sob essa, de cabeça para baixo".

O conjunto assenta numa pirâmide, cujo vértice está a dez centímetros de uma figura invertida.

"É como um perigo latente, uma fragilidade. É uma metáfora, como se fosse uma vítima que está quase a ser punida por estar confinado a um espaço de ignorância", explica o escultor.